Os truques que não funcionam para os fios

Os truques que não funcionam para os fios

Atualizado: Quarta-feira, 27 Julho de 2011 as 11:54

Um cabelo bonito e bem cuidado é uma das maiores preocupações das mulheres. Tanto que elas vivem investindo em produtos específicos para as madeixas. Algumas até apostam em receitas naturebas ou aquelas antigas dicas, como colocar pílula anticoncepcional no shampoo, mas será que elas funcionam e realmente tratam os fios?

Consultamos o tricologista Valcinir Bedin para desmistificar as conhecidas e "supostamente milagrosas" receitas para os cabelos. Vamos começar, de cara, com uma das mais conhecidas: cortar os cabelos na lua crescente. Pois bem, saiba que isso é um mito. "Cortar os fios em qualquer lua, seja ela crescente, minguante, o que for, não muda nada, nem para o bem nem para o mal do cabelo", alerta Bedin. Portanto, não se prenda nesse truque com a ilusão de que seu cabelo vai ficar comprido em um mês.

E quem nunca ouviu falar da velha tática do tempo da vovó de pentear os cabelos todas as noites com uma escova 50 vezes para cada lado e mais 50 vezes para frente e para trás? Não acredite nesse truque também, afinal isso infelizmente não vai fazer com que o seu cabelo cresça mais ou menos.

Muitas pessoas também costumam colocar pílula anticoncepcional no shampoo ou até mesmo ampolas de vitamina A. Outra mentira! Segundo o tricologista, nada disso funciona e o excesso de vitamina A ainda pode fazer o cabelo cair.

Como se vê, todos os truques mais famosos não funcionam em nada e não passam de mitos inventados. A melhor maneira de cuidar das madeixas é usar produtos específicos para o seu tipo de cabelo: escolher entre seco, oleoso, misto, enrolado, liso ou normal, além de fazer hidratação semanalmente ou, pelo menos, quinzenalmente.

Se você, ainda assim, não está satisfeita com o seu cabelo, converse com seu cabeleireiro. Ele é a melhor pessoa para te indicar os tratamentos recomendados para seus fios. E não caia mais nessa de seguir esses truques antigos, que na verdade não funcionam e só podem prejudicar seu cabelo.

veja também