Padrinhos, madrinhas e suas roupas

Padrinhos, madrinhas e suas roupas

Atualizado: Sexta-feira, 5 Agosto de 2011 as 10:01

Que tal padronizar?

Muitas noivas ficam com dúvidas se devem padronizar ou não as roupas dos padrinhos e madrinhas. As madrinhas americanas, mais conhecidas como damas de honra, já possuem o hábito de usaram vestidos de cores e modelos iguais, na verdade isso é uma tradição, o mesmo geralmente acontece com os padrinhos. Os casais brasileiros tem gostado dessa idéia e também estão optando por padronizar as roupas, dessa maneira o altar fica mais organizado visualmente.

Convidando e avisando: Logo que um amigo ou parente é convidado para ser padrinho/madrinha, bate aquele primeiro pensamento ” E agora, o que vou vestir??” Vamos confessar que esse pensamento aflige mais as mulheres, e não é para menos, ser madrinha não é uma tarefa tão simples, afinal, teremos uma posição com um certo destaque e seremos notadas.

O ideal é ter um momento especial para convidar os padrinhos, um jantar ou uma reunião, individual, ou todos juntos, isso o casal decide. Nessa reunião os noivos já podem comentar a vontade de ter um padrão nos vestidos e ternos, comentar as cores que desejam, e deixar os padrinhos exporem suas opiniões. É interessante que esse desejo já seja exposto no primeiro encontro ou aviso, pois assim eles já poderão se organizar. Muitas vezes as noivas podem ficar um pouco receosas de fazer o pedido pois acham que as madrinhas não irão gostar, ou que vai ser aquela confusão. Sinceramente? Madrinha que é madrinha e que é amiga da noiva, vai ajudá-la, vai conversar e não vai ficar complicando.

Madrinhas: Para as madrinhas a noiva pode escolher os seguintes padrões:

Vestidos de cores e modelos iguais;

Vestidos de modelos diferentes e cores iguais;

Eleger uma cor e os vestidos seguirem tons semelhantes, Vestidos de modelos diferentes e com cores com uma certa ligação.

Padrinhos: A combinação fica com: O terno, claro, mas além dele outros detalhes podem combinar como:

Gravata,

Lenço ou flor de lapela,

Meias(alguns padrinhos americanos seguem um padrão até nas meias, é bem legal)

Sapatos

Pergunta da leitora: A Aninha me enviou uma pergunta pelo Twitter sobre este assunto, ela perguntou em específico sobre os padrinhos, pois ela e o noivo desejam que eles usem um certo modelo de traje. Como poderiam fazer o pedido?  O ideal seria sentar com os padrinhos e conversar, pois o traje masculino muitas vezes é mais complicado de encontrar, dependendo do tecido e cores escolhidas, se não forem feitos ou comprados no mesmo lugar podem ficar diferentes, e pode ficar feio. Se o traje for preto é mais fácil, pois você só irá combinar as gravatas e detalhes da lapela (lenço ou flor).

Os noivos podem se antecipar e pesquisar o traje desejado em lojas, alfaiatarias e atelieres, e já levar algumas alternativas aos padrinhos. Devido a correria pode ser complicado, mas a sugestão seria fazer isso, pois muitas vezes os homens podem não saber que caminho tomar. Outra sugestão, acho que a melhor nesse caso, e já que o tempo é precioso para o casal, é eleger um padrinho para ver esses detalhes, expor para ele o que desejam e ele fazer pesquisas de trajes e lugares para adquiri-los. Vestidos com modelos diferentes, foi escolhida uma cor principal, e as madrinhas escolheram tons dessa cor, ficando diferentes entre elas.

  Para as madrinhas: Para as madrinhas é um pouco mais fácil, se as cores e modelos forem iguais elas podem sair juntas para ver o tecido, fazer em uma costureira/atelier, ou comprar em uma loja. Nos padrão de cores e modelos diferentes, elas podem conversar entre elas e escolherem a cor de cada uma, e sair para comprar cada uma o seu. A noiva também pode falar as cores que deseja e eleger uma para organizar isso, assim fica mais fácil.

Conclusão: Conclusão: Com um pouco de conversa e organização, tanto da parte dos noivos como dos padrinhos, tudo dá certo. Um altar organizado e padronizado fica lindo, vale a pena se esforçar e tentar, se você não quiser não tem problema, isso não e regra. Espero ter ajudado, não sou expert no assunto mas vejo constantemente fotos de muitos casamentos, e sei que alguma ajudinha eu posso dar.    

veja também