Para dar um charme extra ao casamento, as noivas estão aderindo às damas de honra adultas

As damas de honra adultas

Atualizado: Sexta-feira, 27 Janeiro de 2012 as 8:05

A tradição é mais comum fora do país, nos Estados Unidos ou Europa as damas de honra adultas já fazem parte do contexto do casamento. Além de elas entrarem na igreja acompanhando a noiva têm a função de ajudá-la nos preparativos para o grande dia.
 
No Brasil a coisa costuma ser diferente, geralmente são as crianças que fazem o papel de daminhas nas cerimônias de casamento e apenas acompanham o cortejo. Mas a moda pode pegar e tem tudo para ganhar espaço entre os casórios brasileiros, basta saber como essa prática funciona e realizar uma cerimônia diferente e super marcante.
 
A idéia agrada por ser uma ótima opção para quem quer incluir as amigas, irmãs ou primas neste momento tão especial sem precisar se preocupar com um par para cada uma delas e sem exagerar na quantidade de padrinhos.
 
A presença das damas de honra adultas não impede a escolha de crianças para daminhas e pajens, que podem ser floristas e carregar alianças. As amigas da noiva devem carregar apenas pequenos buquês, que podem ser uma réplica ou apenas inspirados no arranjo da noiva.

Para que o cortejo não vire uma bagunça, é preciso definir bem como será a ordem de entrada na igreja. O momento ideal para entrada das damas – de preferência, em duplas – é depois dos padrinhos e madrinhas, abrindo caminho para a noiva.

A escolha dos vestidos para as damas de honra adultas

A grande dúvida das noivas que decidem por fazer uma cerimônia com damas adultas é em relação à escolha dos vestidos das amigas. As três opções mais aderidas são:

- vestidos parecidos, da mesma cor e do mesmo modelo;
- vestidos do mesmo modelo, porém em cores diferentes; e
- vestidos de modelos diferentes, porém com a mesma cor.
 
Os penteados e a maquiagem não precisam ser iguais para todas, mas isso fica a critério da noiva. As damas de honra precisam levar em conta que a grande estrela do evento é a noiva, portanto nada de exageros, penteados muito elaborados e maquiagem pesada demais.

Uma dica é reunir todas para fazer a produção no mesmo salão. Assim, os looks ficam parecidos. Se não for possível, o ideal é que elas conversem e entrem em acordo sobre estes detalhes e informem a noiva depois.

Por outro lado, a noiva não deve se esquecer de que cada amiga tem suas características e, por isso, é importante que elas encontrem opções de penteados que realcem sua beleza. A mesma dica vale para os vestidos, considerando que cada uma tem um formato de corpo diferente.

veja também