Para tingir o cabelo em casa

Para tingir o cabelo em casa

Atualizado: Segunda-feira, 24 Outubro de 2011 as 11:41

Os profissionais dos salões de beleza são definitivamente as pessoas mais indicadas e preparadas para colorir seus cabelos. Eles sabem os tons que combinam com a sua pele, não vão deixar seus fios manchados e, além disso, conhecem todos os procedimentos para evitar que os produtos químicos danifiquem seus fios. 

Mas, em situações de emergência, o que fazer para usar tintas em casa e não errar? O hairstylist Bruno di Maglio, do salão Loft Hair Boutique, de São Paulo, dá dez dicas do que você deve ou não fazer sozinha quando o assunto é tintura.

1. Sempre opte por marcas mais conceituadas e de longa data no mercado para não correr o risco de desapontamentos com o resultado final.

2. Descubra antes a sua cor verdadeira e se atenha ao fundo de clareamento. Procure exatamente o que está na embalagem. Caso queira neutralizar os fios, opte por composições com cinza e mate. Isso vale para o tingimento no cabelo todo.

3. Antes de pintar os cabelos, faça a prova de toque para ter certeza de que não tem sensibilidade ao produto.

4. Comece a aplicação da tintura pela nuca, passando para as mechas da frente. Isso evitará a diferença de cores.

5. Na hora de mudar a cor, aplique o creme hidratante que vem com o kit ao redor do rosto, orelhas, nuca e pescoço. Isso ajuda a evitar que as tinturas provoquem manchas na pele.

6. Nunca deixe passar o tempo estipulado na embalagem do produto. Caso contrário há possibilidades de irritação ou problemas mais sérios. Normalmente, o tempo é de 30 a 35 minutos.

7. Ao final do procedimento, enxágue bem os cabelos, massageando o couro cabeludo com a ponta dos dedos até perceber que a tinta não está mais saindo em suas mãos.

8. Só faça clareamento com coloração se os seus cabelos nunca receberam tintura.

9. Para cobrir os fios brancos, use sempre uma cor base para maior fixação. Retoque somente o que cresceu de raiz, nunca puxe para as pontas.

10. Nunca clareie os cabelos em casa sozinha, procure sempre um profissional. Um retoque de raiz com um produto que não altere a cor já existente é válido, mas evite grandes mudanças. Realizar transformações em casa é extremamente arriscado.

veja também