Passe perfume do jeito certo

Passe perfume do jeito certo

Atualizado: Quarta-feira, 8 Dezembro de 2010 as 10:35

Duração do perfume na pele

Criar perfumes é um trabalho de verdadeira alquimia, pois são as combinações e as proporções de essências usadas em sua fabricação que determinam não apenas o cheiro, mas também sua fixação na pele.

Geralmente as bases oleosas fixam-se melhor na pele sem alterações bruscas de odor quando se misturam às substâncias de nosso organismo. Em contrapartida, as bases alcoólicas evaporam mais rápido.

Enquanto alguns perfumes podem acompanhá-la até o dia seguinte, aonde quer que você vá, outros podem ser percebidos por apenas 30 minutos. Os perfumes mais leves, normalmente duram menos tempo. Veja o que fazer para que os perfumes durem mais.

Perfume e suor

O suor do corpo contribui para a evaporação dos perfumes e libera substâncias corporais que possuem seus próprios odores. Ao se misturarem com a essência do perfume, tais substâncias alteram a fragrância que percebemos. Por isso, fragrâncias mais leves, diluídas e cítricas são as mais indicadas para quem não abre mão de se exercitar perfumada.

A melhor forma de aplicar o perfume

Há quem diga que passar perfume com os dedos altera o cheiro do produto. Para saber se é verdade, teste você mesmo a diferença entre os dois métodos de aplicação: no primeiro dia, passe seu perfume predileto com a ponta dos dedos; no segundo dia, use o borrifador próprio do perfume.

Se achar que os resultados foram idênticos, você pode economizar usando perfumes que não tenham embalagens em spray, ou arrancar o spray para controlar melhor a quantidade de perfume que você quer usar.

Passar perfume nos pulsos e no pescoço, áreas onde há grande fluxo sanguíneo faz o perfume ficar mais evidente. Outras áreas estratégicas são atrás das orelhas e nas partes posteriores dos cotovelos e joelhos.

Não é recomendado usar perfume nas axilas ou diretamente nas partes íntimas, já que a pele é mais sensível nessas regiões do corpo, e por isso podem surgir irritações. Além disso, existem produtos cujas fórmulas são especialmente desenvolvidas para o uso nessas regiões, como os desodorantes e os sabonetes íntimos.

Não misture perfumes

Quanto menos essência um perfume possui, mais barato ele é. Mas está enganado quem pensa que misturar as fragrâncias menos concentradas a outras mais acentuadas vai fazer o perfume render.

Os criadores das fragrâncias estudam cuidadosamente as proporções entre todas as nuances de um perfume, e misturá-lo a outros aromas ou substâncias pode ter efeitos indesejados.

Não deixe os odores de desodorantes e hidratantes competirem com as fragrâncias de seus melhores perfumes. Se for usar perfume, escolha a versão inodora de desodorantes e hidratantes para evitar a alteração do aroma do perfume.

Dose certa de perfume para cada ocasião

A noite nos permite ousar mais tanto no visual quanto nos perfumes. Fragrâncias mais marcantes como as de âmbar são consideradas apropriadas para as baladas. Só não vale exagerar na quantidade! Em excesso, os perfumes naturalmente mais fortes se tornam enjoativos e deselegantes.

Em ambientes de trabalho e jantares formais, um perfume suave e discreto transmite a imagem de uma pessoa que se preocupa com sua aparência sem exageros. As fragrâncias cítricas são as mais recomendadas.

Perfumes adocicados devem ser evitados em ambientes fechados, pois tendem a prevalecer sobre os demais cheiros e se tornam enjoativos.

E se você sabe que vai passar muitas horas ao lado de alguém em uma viagem, especialmente em ônibus ou avião, não abuse dos perfumes, melhor usar apenas um desodorante.

Cuidado com roupas, joias e sol

Borrifar o produto diretamente sobre roupas pode causar manchas nos tecidos, além de resultar em um cheiro diferente daquele que sentimos ao aplicar o perfume sobre a pele.

Cuidado na aplicação de perfumes quando estiver usando joias de pérolas, já que as substâncias do perfume podem danificar a camada externa das pérolas, que é a responsável por conferir brilho à joia. Veja quais cuidados você deve ter para ter uma joia sempre linda.

Caso pretenda se expor ao sol, aplique o perfume nas áreas do corpo protegidas pela roupa, ou não use perfume, pois a reação química provocada pelo calor excessivo do sol pode provocar manchas na pele.

Como conservar o perfume

Você armazena seus perfumes da maneira correta? Manter os frascos de perfumes em locais inapropriados pode ser responsável por alterar a fragrância e a qualidade dos produtos, fazendo com que causem reações como dor de cabeça ou irritações na pele.

Guarde os perfumes em um lugar seco, fresco e longe da luz para que eles permaneçam cheirosos até o fim de sua validade, que, em média, é de dois anos. Os frascos escuros e opacos aumentam a vida útil de seu perfume, que pode durar ainda mais se for guardado na geladeira.

Caso não saiba se seu perfume já venceu, anote o número do lote de fabricação que consta no frasco e entre em contato com o fabricante, que poderá informar se o produto pode ou não ser usado com tranquilidade.

veja também