Pele bronzeada e saudável depende do uso do protetor

Pele bronzeada e saudável depende do uso do protetor

Atualizado: Terça-feira, 4 Novembro de 2008 as 12

Falta pouco mais de dois meses para o Verão e a estação mais esperada do ano significa muita praia, piscina, sol e pele bronzeada. E é neste último item que esta a preocupação do dermatologista paulistano Cesar Cuono.

"Expor-se à luz solar em horários apropriados é saudável, pois ativa a síntese da vitamina D, responsável pelo aumento da absorção do cálcio e fósforo pelo intestino, constituintes fundamentais dos ossos. Mas, o perigo é não utilizar proteção para ter a pele bronzeada", alerta o médico.

Segundo Dr. Cuono, para ficar com a cor do verão, muitas mulheres, principalmente nos dois ou três primeiros dias de férias, optam por protetor solar com fator muito baixo e insuficiente para proteção. Outras se arriscam ainda mais não usando o produto.

"As pessoas se esquecem que agredir a pele desta forma é abrir caminho para desenvolver câncer e, no mínimo, acelerar o processo de envelhecimento e aparecimento de manchas, comuns em pacientes no término dos dias quentes", afirma.

Tomar sol no período indicado - das 07h às 10h e a partir das 16h - é ótimo para a saúde. "No verão, torna-se inevitável não se expor mais tempo, porém aplicar o produto certo ameniza e muito possíveis problemas".

O dermatologista comenta, ainda, que mesmo fora das cidades litorâneas se faz necessário utilizar o filtro solar, e deve ser diário, mesmo em dias nublados. Um filtro 15 é suficiente, independente do tom de pele. "Já em cidades com praia como Rio e Salvador ou quando estamos em piscinas, o ideal é usar fator 30, no mínimo", aconselha.

A prevenção é fundamental para evitar doenças cutâneas. Dessa forma, é possível aproveitar as delícias da estação e não se preocupar com o aparecimento precoce das rugas.

Dados importantes:

122 mil casos por ano de câncer de pele no Brasil, segundo o Ministério da Saúde; Cerca de 70% da população brasileira não adota cuidados básicos de proteção solar; Reaplicar 35g (duas colheres de sopa cheia) de filtro solar a cada duas horas, em todo o corpo. Dr. Cesar Cuono é dermatologista formado pela USP - Universidade de São Paulo - com 27 anos de experiência na área.

veja também