Penteados para correr

Penteados para correr

Atualizado: Sexta-feira, 2 Setembro de 2011 as 1:50

Para quem corre, desfilar com os cabelos macios e brilhantes requer cuidados especiais, que vão além da escolha de bons produtos e encontros periódicos com a tesoura. Formado basicamente pelas partes interna (córtex) e externa (cutícula), o fio necessita de nutrientes no seu interior e de uma superfície uniforme, com as cutículas fechadas, para refletir a luz.

Quem pratica esportes outdoorexpõe a cabeleira a diversos agentes externos, que causam danos e perda de nutrientes.

“As corredoras devem lavar os cabelos com mais frequência por causa do suor, responsável pelo ressecamento extra”, explica a dermatologista Carla Vidal.

O hair-stylist Jorge Ruis, do HBD Spa, no Rio de Janeiro, diz que o suor que escorre nos fios contém sal, que pode desidratar o cabelo. Já Ademir Jr., médico tricologista (profissional que cuida de doenças do couro cabeludo), explica que a lavagem deve mesclar suavidade com limpeza eficiente. Para isso, os xampus infantis são uma excelente alternativa em virtude dos agentes limpadores neutros.

Massageie o couro cabeludo e os fios suavemente e enxágue com bastante água para que não haja acúmulo de resíduos. A mesma regra vale para os condicionadores, que são fundamentais para selar as escamas dos fios e garantir maciez.

Vale lembrar que o uso de produtos sem enxágue com proteção solar durante a corrida é essencial para proteger da exposição solar e o boné é sempre bem-vindo! Rodrigo Cintra, hair-stylist do Studio W, em São Paulo, nos alerta que também há linhas específicas para quem pratica esportes com leave-ins.

Outro fator que pode detonar os fios é a escolha do acessório. “Use sempre um elástico ‘fofinho’. aconselha Cintra. “Evite grampos e presilhas metálicas, dando preferência a faixas ou tiaras de tecido.” completa Ruis.

veja também