As dietas de emergência têm poucas calorias e prometem secar gordurinhas rapidamente. Costumam ser as preferidas de quem vai viajar e quer estar com o corpo mais enxuto, ou de quem tem uma festa no fim de semana e precisa entrar no vestido.
A maioria das pessoas que luta contra a balança já recorreu a alguma dieta dessas.
É preciso cautela para iniciar esse tipo de plano alimentar. De acordo com a nutricionista Daniela Nesadal, da Clínica de Estética Deep Laser, "se a dieta for muito restritiva, não deve ser seguida por mais do que cinco dias".
A maioria desses regimes são pobres em nutrientes e eliminam ou diminuem o consumo de carboidratos, fontes de energia para o corpo. Se forem seguidas por muito tempo, além de fraqueza, podem causar outros problemas de saúde, como anemia, dor de cabeça e insônia.
O maior desafio é conseguir manter uma alimentação correta depois de terminar a dieta. A pedagoga Ana Maria Nunes, 28 anos, é fã do método.
- Já fiz várias dietas rápidas, principalmente antes de alguma festa. Tento comer alimentos saudáveis para não ficar com fome, e dá certo.
O caso de Ana Maria é comum: ela consegue emagrecer, mas depois volta a engordar. Quando ela quer perder peso de novo, recorre às dietas de emergência e por isso, como ela mesma diz, já fez várias.
A nutricionista afirma que as chances de recuperar o peso perdido depois de terminar uma dieta de emergência são grandes.
- O plano alimentar tem de ser balanceado, equilibrado, bem fracionado (com pelo menos cinco refeições diárias) e conter todos os grupos de alimentos.
Quem decide fazer regime, seja ele rápido, seja longo, deve aumentar o consumo de água, frutas, verduras e legumes, alimentos integrais, fibras, gorduras boas e peixes.
Já os alimentos ricos em açúcar e gordura, como frituras, produtos industrializados, carnes, doces, refrigerantes e fast-food, devem ser deixados de lado.
Daniela formulou um cardápio de cinco dias para quem quer perder peso com rapidez. Aliado a atividades físicas, promete eliminar até 2 kg em cinco dias.
Veja:
1º DIA
Café da manhã
200 ml de iogurte light 1/2 mamão papaia com 1 colher (sopa) de semente de linhaça triturada
Lanche da manhã
1 maçã
Almoço
1 prato de salada de agrião com um tomate temperado com azeite extra virgem 1 prato (sobremesa) de brócolis cozido 2 colheres (sopa) de arroz integral 1/2 concha de feijão 1 filé de frango grelhado 1 laranja
Lanche da tarde
1 banana
Jantar
1 sanduíche feito com 2 fatias de pão integral light, 1 colher (sopa) de atum em água, 1 prato de alface, 1 cenoura ralada 200 ml de suco de maracujá batido com 1 folha de couve
2º DIA
Café da manhã
200 ml de suco de abacaxi com hortelã 1 fatia de pão integral light 1 colher sobremesa de ricota
Lanche da manhã
3 castanhas-do-pará
Almoço
1 prato de salada de acelga com repolho roxo temperado com azeite extra virgem 2 colheres (sopa) de batata cozida 2 colheres (sopa) ervilha 3 colheres (sopa) de carne moída refogada 1 mexerica
Lanche da tarde
3 biscoitos integrais 1 xícara de chá verde
Jantar
1 prato de salada de alface, rúcula, beterraba 1 xíc. (chá) de peito de peru picado 1 fatia de queijo branco e 1 ovo cozido temperados com azeite extra virgem 1 fatia de manga
3º DIA
Café da manhã
200 ml de leite de soja com sabor, batido com 1 colher (sopa) de aveia 1 maçã
Lanche da manhã
3 damascos secos
Almoço
1 prato de salada de escarola e cenoura ralada temperados com azeite extra virgem 2 colheres (sopa) de arroz integral 1/2 concha de lentilha 1 filé de peixe grelhado 1 fatia de melão
Lanche da tarde
1 barra de cereal
Jantar
1 prato de sopa de legumes 1 fatia de melancia
4º DIA
Café da manhã
Leite desnatado batido com 5 morangos 2 torradas com geleia diet Lanche da manhã
3 cookies integrais 1 xícara de chá verde com 1 rodela de gengibre
Almoço
1 prato de salada de agrião, 1 pepino e 1 colher (sopa) de grão-de-bico 1 pegador de macarrão integral com molho ao sugo 1 coxa de frango assada 1 kiwi Lanche da tarde
1 taça pequena de salada de frutas
Jantar
1 omelete batido com 2 ovos, rodelas de cebola, 1 tomate picado, 1 fatia de peito de peru picado com orégano a gosto e cheiro-verde 1 prato (sobremesa) de brócolis com couve-flor cozidos 1 goiaba
5º DIA
Café da manhã
200 ml de iogurte light com 3 colheres (sopa) de granola 1/2 mamão papaia
Lanche da manhã
1 caixinha de água de coco
Almoço
1 prato de salada de alface, 2 rabanetes e ½ tomate 2 colheres (sopa) de abobrinha cozida 2 colheres (sopa) de arroz integral 1/2 concha de feijão 1 bife grelhado 1 laranja
Lanche da tard e
1 maçã Jantar
1 sanduíche com 1 pão sírio, folhas de rúcula, beterraba ralada, atum em água e requeijão light 200 ml de suco de melancia com abacaxi
Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia