Perca calorias extras durante o expediente

Perca calorias extras durante o expediente

Atualizado: Sexta-feira, 18 Novembro de 2011 as 9:25

Por acaso você já pensou na possibilidade de emagrecer trabalhando? Não, não é um milagre e muito menos algo longe do seu alcance. Mesmo que você seja a "executiva mor" de seu escritório e viva reclamando da falta de tempo na sua vida, queimar calorias durante o expediente é, sim, possível!

Como? Otimizando seu tempo e não perdendo nem um minutinho do seu rico dia. Vamos deixar esse passado vergonhoso para trás e dar boas vindas à nova vida que se aproxima: uma vida mais ativa, saudável e, porque não, mais magra!

Xô preguiça!

1- Pare o carro propositalmente mais longe do seu local de trabalho, assim você estica a caminhadinha no seu dia. “O ideal é que a pessoa pare o carro algumas quadras mais longe do trabalho. Isso já é suficiente”, diz o coordenador de musculação da Competition, Roberto Calabrese.

2- Evite pedir para a secretária pegar os documentos em outra sala. Isso faz com que você acostume a ser cada vez mais sedentária, pois sempre terá alguém para fazer o trabalho “braçal” para você. Pode ter certeza que isso lhe trará ainda mais disposição ao longo do seu dia.

3- Evite o elevador sempre que possível. “Quem costuma trabalhar de salto alto deve tomar cuidado redobrado ao descer as escadas e, na hora de subir, é essencial procurar apoiar bem o pé no degrau”, alerta o coordenador de musculação.

4- Quando for em algum lugar próximo ao trabalho, tente não utilizar o carro. Desse modo você estará exercitando seu corpo e, o que é melhor, se livrando do estresse causado pelo trânsito.

5- Evite resolver problemas com pessoas do próprio escritório por telefone. Procure levantar-se e ir até a mesa do colega de trabalho.

6- Uma boa e imprescindível dica: tente a cada hora, se possível, executar alguns alongamentos. “Isso pode ser feito na frente do computador mesmo”, afirma o coordenador de musculação da Competition. Alongue o braço, a região das costas, os ombros, o pescoço e até as pernas e os calcanhares.

7- E mais uma vez, não poderíamos deixar ela de lado: a alimentação! Beba água sempre que possível e alimente-se de três em três horas, mas não com trufas e brigadeiros. Que tal barras de cereais, iogurte ou frutas? Dão energia de sobra, são pouco calóricas e excelentes opções para essas horas.

8- No horário de almoço, evite fazer pedidos por telefone e vá a pé até o restaurante. “Esqueça os fast-food e os lanches e procure manter uma refeição equilibrada. Se for necessário, procure a ajuda de um nutricionista.

9- Tome cuidado com os petiscos servidos na reunião! Ultra calóricos, eles enchem a barriga de besteiras e estragam qualquer sonho de manter um corpinho enxuto. Isso não quer dizer que você não possa nem olhá-los. Pode comer, mas desde que seja em pequena quantidade e que isso não vire um hábito diário.

10- Cuidado também com os cafezinhos, cappuccinos e chocolates quentes que eventualmente sejam servidos. Além de acostumarem você a não se levantar da cadeira, eles podem lhe engordar da noite para o dia!

E aí? Pronta para seguir as dicas? Então lá vai mais uma vantagem: se você seguir tudo isso direitinho, dia após dia, você vai aprender uma verdadeira lição: otimizar tempo. E, quanto mais você fizer isso, mais coisas você poderá fazer ao longo do seu dia.

veja também