Perguntas que você deve fazer ao seu cirurgião plástico

Perguntas que você deve fazer ao seu cirurgião plástico

Atualizado: Terça-feira, 9 Fevereiro de 2010 as 12

Perguntas que você deve fazer ao seu cirurgião plástico

Diretor da SBPC explica o que questionar antes, durante e depois de uma consulta médica

Uma das coisas mais importantes na hora de decidir fazer uma cirurgia plástica é a escolha de um médico de confiança. Nem sempre, porém, é fácil achar esse profissional.

Para ajudar, o cirurgião Fernando de Almeida Prado, diretor da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, listou as questões mais importantes para se fazer ao médico antes de enfrentar um procedimento.

Antes da consulta

- Qual é a formação acadêmica do médico?

Todo cirurgião plástico precisa possuir, no mínimo, um título de especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, ou da Associação dos Médicos do Brasil. Cheque no site da SBPC antes de escolher seu médico.

- Ele foi recomendado por outros pacientes?

"A melhor recomendação para o médico é a indicação de outros pacientes", acredita Fernando. Vendo os resultados de outras pessoas, e sabendo como é o atendimento do médico, fica mais fácil decidir.

Na primeira consulta

- Quais serão os resultados?

É importante ter uma expectativa clara. "O bom resultado é chegar onde a paciente quer, mas dentro dos parâmetros médicos", diz Fernando. Se o cirurgião prometer 100% de resultado, não é bom sinal. É dever do médico ser realista e dar opções à paciente.

- Como é o pós-operatório?

É natural, até o momento da cirurgia, preocupar-se apenas com o procedimento e os resultados. Mas o médico deve explicar, por exemplo, quais serão as restrições a movimentos após a cirurgia. "A paciente tem que estar muito bem orientada e ter muito acesso ao médico durante o pós-operatório, pois vão surgir várias dúvidas", explica Fernando.

Depois da consulta

- A conversa com o médico foi longa o suficiente?

"Uma consulta não pode durar menos de 40 minutos", afirma Fernando. É o tempo necessário para uma boa conversa entre médico e paciente, em que devem ser discutidos problemas de saúde anteriores, histórico familiar e medicamentos tomados pela paciente.

- O médico examinou o local a ser operado?

"O paciente tem que ser necessariamente examinado", diz o cirurgião. O bom resultado depende do bom planejamento e, para isso, é preciso que o médico conheça o corpo da paciente.

- Foram pedidos todos os exames pré-operatórios?

Antes de qualquer cirurgia, é obrigatório fazer exame de sangue completo, avaliação cardiológica e radiografia de tórax. Para lipoaspiração abdominal, é necessário o ultrassom de parede abdominal, e para a mamoplastia, um ultrassom e, ocasionalmente, mamografia.

veja também