Pés sempre bem cuidados

Pés sempre bem cuidados

Atualizado: Quinta-feira, 22 Dezembro de 2011 as 9:55

São os pés que nos carregam o dia inteiro – e eles terão percorrido, em média, no fim da vida, uma distância de três voltas na Terra. Por isso, eles merecem uma recompensa: banhos, esfoliações e loções preservam a saúde dos pés e lhes proporcionam um bom aspecto.

1 - Prepare uma loção para os pés: ferva 250 ml de leite com um punhado de folhas de hortelã-pimenta e duas colheres de sopa de folhas de alecrim. Deixe ferver durante 15 minutos e espere esfriar. Coe a mistura, acrescente três gotas de óleo de hortelã-pimenta e armazene em um frasco que possa ser bem vedado. Esfregue os pés com a loção pela manhã e à noite. Se guardada na geladeira, tem validade de até quatro semanas.

2 - Uma esfoliação semanal dos pés remove células mortas e deixa a pele macia e lisa. Uma esfoliação rápida pode ser preparada com uma colher de sopa de óleo de amêndoas, uma colher de chá de sal marinho e três gotas de óleo de eucalipto. Misture os ingredientes e aplique a mistura nos pés durante alguns minutos, massageando-os. Em seguida, enxágue bem. É ideal fazer a esfoliação antes de cuidar dos pés, mas ela também pode ser feita em outras ocasiões.

3 - Para evitar calos doloridos, deve-se removê-los delicadamente com certa frequência, de preferência logo após o banho. Uma pomada emoliente é um produto eficiente. Após esfregar delicadamente os calos, passe azeite de oliva nos pés, a fim de manter a pele macia. Jamais corte os calos, pois isso pode desencadear infecções perigosas. 

veja também