Pincelada Certa

Pincelada Certa

Atualizado: Quinta-feira, 4 Novembro de 2010 as 10:31

Não adianta ter um arsenal incrível de sombras, base, pó e blushes se você não possui as ferramentas necessárias para aplicá-los. Mas a variedade de pincéis à venda pode deixar qualquer uma com vontade de sentar no chão da loja e chorar. Por isso, perguntamos ao maquiador Gil Anderson, da Glloss Management, quais são os essenciais e a maneira correta de usá-los. Con fira e nunca mais saia de casa com cara de quem se maquiou em um carro em movimento.

Base

O tipo mais comum é aquele achatado. Ele ajuda a espalhar o produto de maneira uniforme. Para isso, os movimentos devem ser sempre de baixo para cima, começando pelo queixo e indo até a testa. Já quando passar no pescoço, faça de cima para baixo, do queixo até próximo ao colo. Se você quer apagar as olheiras, use um corretivo antes. Ele é mais eficiente porque a base tende a acumular nas linhas de expressão dos olhos. Use o mesmo pincel, mas limpe-o antes de usar a base.

Sombra

O mais básico é um com o formato semelhante ao do pincel de base, também achatado, porém menor, com a largura de um dedo pequeno. Para fazer a sombra, passe o pincel no produto e pressione aos poucos na pálpebra, até o côncavo do olho. Depois, limpe na mão e repita o procedimento. Se você  fizer movimentos espalhando, o pó vai voar e pode se acumular em lugares indesejados, como embaixo do olho, formando uma olheira feia. Além disso, ao pressionar, você deposita a cor aos poucos, fazendo um efeito degradê e não correndo o risco de pintar demais.

Blush

O terceiro passo é o blush. E toda mulher sabe a  dificuldade que é fazê-lo parecer natural, dando nada mais do que um aspecto de saúde. Para conseguir o efeito, siga a regra: aplicado na maçã do rosto, deve estar dois dedos abaixo dos olhos e dois dedos longe do nariz. E comece das têmporas em direção às bochechas. Isso é para evitar um "efeito Emília", colocando produto demais nelas. Faça movimentos circulares, se quiser mais leve, ou reto, se o desejado for "emagrecer" o rosto.

Para  finalizar,  fixar a maquiagem e tirar qualquer sinalzinho de brilho da pele (a não ser, é claro, que você ainda vá usar um iluminador. Com um pincel gordo, dê leves batidinhas no rosto inteiro. Ao longo do dia (ou da noite, se for uma balada), ele pode e deve ser retocado, quantas vezes for necessário, principalmente na zona T, que tende a  ficar mais oleosa.

veja também