Plástica é o novo tratamento de choque para os fios

Plástica é o novo tratamento de choque para os fios

Atualizado: Sexta-feira, 9 Janeiro de 2009 as 12

Cabelos quebrados, secos, com pontas secas e aparência áspera – está aí a descrição de como muitas mulheres enxergam seus cabelos. Claro que elas exageram, mas tem dias em que os fios realmente resolvem jogar contra e assumir exatamente esta aparência. É por isso que surgiu a "plástica" nos cabelos. Não pense em bisturi, sangue, cortes ou próteses. Trata-se de um procedimento para ser feito nos salões de beleza, mas o impacto que ele causa é o de uma cirurgia plástica.

Os cabelos podem ficar ressecados por vários motivos e até por uma característica natural dos fios. Uso excessivo de produtos químicos, o sol, secador, chapinha e até o estresse podem comprometer a saúde dos fios porque ele perde proteínas com isso tudo e fica fragilizado, perdendo emoliência e força. E quando a situação chega ao limite, em vez de apelar para uma simples hidratação, a idéia é adotar tratamentos mais eficazes. "A cirurgia plástica de cabelo promove todos os benefícios da hidratação normal, porém com duração de seis meses", explica o hairstylist Rodrigo Cintra, do La Lastra Morumbi.

Tudo começa com duas lavagens de limpeza profunda, que abre ainda mais as escamas do cabelo. Depois disso, o cabelo é seco e ganha textura bem áspera porque está com as escamas expostas. Em seguida, é aplicada a argila marroquina, o grande segredo deste processo. O cabelo é seco novamente e recebe chapinha a 180ºC para que as escamas abram ainda mais e a substância tenha maior penetração. Por fim, um spray de nanoqueratina (a queratina em sua menor molécula) e a aplicação do laser, que fecha as escamas com os ingredientes emolientes dentro do fio.

O processo é realizado com a aplicação de raios ultravioleta, que têm o poder de reconstruir as fibras capilares, ficando bem próximas de seu estado natural. Além disso, os fios ganham maciez e brilho. Outro ponto importante é que esse tratamento reduz aproximadamente 70% do volume total dos cabelos. Durante esses seis meses são realizadas apenas duas sessões. "Outra vantagem é que pode ser realizado em cabelos naturais, tingidos, com luzes, alisamento ou descoloração", completa o profissional.

veja também