Poluição também causa envelhecimento da pele

Poluição também causa envelhecimento da pele

Atualizado: Quarta-feira, 24 Março de 2010 as 12

Envelhecer é um processo natural e, inevitavelmente, todos sentem seus efeitos no corpo e na pele. O que muita gente se esquece, no entanto, é que o envelhecimento também está ligado às agressões do meio ambiente, isto é, situações e locais que danificam a pele, poluindo-a com radicais livres.

A exposição excessiva a fatores externos como poluição, fumaça e estresse acelera a formação de radicais livres, o principal agente causador do envelhecimento precoce. Quando isso acontece, o DNA da pele é afetado, podendo causar câncer ou a destruição das membranas celulares, fazendo com que a pele perca a capacidade de armazenar nutrientes. "Com a vulnerabilidade das membranas, também surgirão quadros de inflamações na pele, falta de colágeno e elastina que, por conseguinte, facilitarão o aparecimento de rugas, manchas e ressecamento", explica Mika Yamaguchi, farmacêutica e consultora técnica da Biotec Dermocosméticos.

Até mesmo a luz artificial, o ar condicionado e o ar aquecido, todos considerados agentes ressecadores, também são causadores de radicais livres e do envelhecimento precoce. O ar condicionado, por exemplo, causa um dano na camada protetora da pele, pois deixa o ambiente totalmente seco e desidratado.

"Diante do interesse da comunidade médica sobre o assunto, o último encontro anual da Academia Americana de Dermatologia chegou à conclusão de que os aparelhos estéticos, de fato, evoluíram no combate ao envelhecimento precoce, mas os ativos também os acompanham", diz a farmacêutica. Portanto, antes de recorrer às clínicas estéticas, o ideal é despoluir e recuperar a pele com o uso de cosméticos eficazes que já existem no mercado.

"A pele estará totalmente despoluída e protegida quando ela estiver adaptada às variações ambientais em que somos expostos diariamente. Isso é possível. Basta pedir para o dermatologista indicar ativos específicos para a pele", finaliza Mika. Entre as substâncias mais poderosas, aposte no CoffeeSkin, Neuroxyl NP, GPS, Lipex Omega 3&6 e Silício orgânico hidrossolúvel.

veja também