Prepare sua pele para o Verão

Prepare sua pele para o Verão

Atualizado: Quarta-feira, 28 Setembro de 2011 as 9:41

A primavera mal chegou e as pessoas já estão de olho nos dias quentes de verão. A ideia é entrar na estação mais esperada do ano com o corpo e a pele em dia, prontos para circular pelas praias e relaxar na beira da piscina. Quer se preparar com calma, sem cometer erros e excessos prejudiciais? Então, confira dicas da dermatologista Andrea Godoy e do personal trainer Carlos Klein.

Pele

1 - Fique de olho no cardápio. Coma mais vegetais amarelo-alaranjados e verde-escuros, como mamão, manga, brócolis e cenoura, porque contêm betacaroteno, que ajuda a potencializar o bronzeado. Castanha-do-pará, linhaça e folhas verde-escuras conferem mais hidratação e flexibilidade à pele, unhas e cabelos. Carnes, peixes e outras proteínas dão mais firmeza e, portanto, menos flacidez.

2 - Suspenda o uso de ácidos e peça ao dermatologista uma sugestão de creme antioxidante à base de vitamina C e de um hidratante adequado para seu tipo de pele.

3 - Não dispense o uso de tônico facial. Ajuda a manter os poros limpos e bem fechados.

4 - Esfolie o rosto e o corpo uma ou duas vezes por semana para remover as células mortas e estimular a renovação. Uma opção interessante é lançar mão de um peeling leve de cristal ou diamante.

5 - Se sofre de hiperidrose (sudorese excessiva), vale aplicar toxina botulínica nas axilas para controlar o problema. Caso o incômodo não seja muito grande, o dermatologista pode indicar um bom antitranspirante, que não irrita a região e nem causa manchas quando exposto ao sol.

6 - Hidrate-se. Beba bastante água e use e abuse de óleos de banho e hidratantes corporais.

7 - Invista em um protetor solar resistente à água por conta do suor e que não cause espinhas em quem tem tendência (oil free). Reaplique-o de três a quatro horas e sempre que sair da água.

8 - Exponha-se ao sol até às 10h e depois das 16h. E não fique mais de 15 minutos por dia.

9 - Compre chapéus, bonés e roupas que protegem contra os raios nocivos.

Corpo

10 - Tenha em mente que mudar o contorno corporal é um processo demorado e que requer esforço. Portanto, comece o quanto antes. Aposte em uma alimentação equilibrada, sob a orientação de um nutricionista, além de manter a frequência nas atividades físicas.

11 - Nesta época do ano, os equipamentos cardiovasculares (como esteiras e bicicletas) são os mais procurados. No entanto, o que muitos não sabem é que talvez não sejam as atividades mais indicadas para perder gordura, porque, se o exercício aeróbico não for realizado de maneira correta, em uma intensidade recomendável, o resultado desejado pode não ser obtido. O mais indicado é combinar um trabalho resistido (como a musculação) ao trabalho cardiovascular intervalado, de alta intensidade.

12 - Antes dos exercícios, é aconselhável ingerir carboidratos de médio a baixo índice glicêmico (como pão de centeio integral, aveia, soja).

13 - No calor, prefira malhar até 8h30 e depois das 17h, porque a temperatura mais amena desses períodos propicia uma sessão de treino mais agradável e proveitosa. A atividade física em ambientes muito quentes pode até diminuir o gasto calórico, pois fica muito mais difícil a execução dos exercícios, prejudicando a intensidade do treino.

14 - Não pratique atividades físicas sob sol forte, entre 11h e 15h. Mesmo quando o tempo estiver nublado, não se esqueça do protetor solar e do boné.

15 - O alongamento e o aquecimento são importantes para o bom funcionamento do corpo durante a atividade física. Não deixe de se alongar antes do exercício com movimentos lentos que explorem toda a amplitude das articulações (alongamento dinâmico). Logo após, faça de cinco a 10 minutos de atividade aeróbica de baixa intensidade para complementar o aquecimento. Ao terminar o treino, invista em mais cinco a 10 minutos de exercícios de baixa intensidade, como um trote leve e alongamentos estáticos.

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