Problemas comuns que levam seu cabelo a um "dia ruim"

Problemas comuns que levam seu cabelo a um "dia ruim"

Atualizado: Terça-feira, 7 Outubro de 2008 as 12

Todas nós já tivemos um dia  em que nosso cabelo parece não querer ficar do jeito que deve ficar. Não importa quais produtos você use, o cabelo simplesmente não parece estar bem ou há alguma coisa errada com ele.

Você se encontra olhando para o espelho e tentando dar um jeito no cabelo o dia todo. Estes são os famosos "dias ruins" que todos os cabelos passam pelo menos uma vez na vida. Há algumas razões genéticas que causam estes dias, que deixam os cabelos quebradiços devido aos produtos usados que simplesmente não funcionam. Confira as dicas para amenizar esses problemas.

Cabelos rebeldes

Este é provavelmente um dos mais irritantes problemas que afetam homens e mulheres. Não importa quais produtos você use, o cabelo não fica ajeitado pelas pequenas particulas de água no ar que deixam os cabelos estáticos fazendo alguns fios se repelirem em outros. Cabelos rebeldes são mais frequentes quando o tempo está humido há muito calor centralizado num mesmo lugar. O tratamento e reparo inclui o uso de condicionadores e sprays "fixantes".

Cabelos Ressecados

O cabelo é feito de 1/4 de água e quanto mais longo o cabelo, mais hidratação é necessária até as pontas. É por isso que é muito importante beber muita água e manter seus cabelos protegidos contra mudanças extremas de temperatura, o calor de pranhcas e secadores e outros métodos que podem ressecar seus cabelos. Máscaras, re-hidratação, e protetores de calor são algumas opções para este tipo de cabelo.

Cabelos Oleosos

O couro cabeludo produz óleos naturais que vão das raízes para o resto do cabelo. Este óleo ajuda a manter o cabelo hidratado. Os óleos das glândulas sebáceas são os mesmo óleos que as vezes encontramos em nosso rosto e que levam à acne. Para os cabelos, quando estes óleos são produzidos em excesso, fazem com que o cabelo pareça oleoso e é constrangedor ter caspas no cabelo. Para este tipo de cabelos são indicados shampus, sprays e produtos especializados para tratamento.

Cabelos frizados

Cabelos frizados é um constante problema para muitas mulheres, especialmente aquelas com cortes longos de cabelo, pois o frizz parece aumentar. Esta codição costuma aparecer mais nos dias humidos e podem arruinar qualquer tipo de cabelo. Há alguns cremes e shampoos que protegem contra estre tipo de problema.

Cabelos sem volume e sem vida

As vezes os cabelos se tornam finos e não conseguimos segurar cachos ou ondas o tempo que gostaríamos. Este tipo de cabelo é similar ao cabelo depois de usar um chapéu por algumas horas. Produtos que hidratam e dão volume são possíveis soluções para este tipo de cabelo. Há quem diga que para dar volume basta deixá-lo mais seco, usando talco para bebê ou shampoo para cabelos secos (no caso de cabelos escuros) ajuda a deixá-los com mais volume.

Cabelos fracos e finos

Raramente vindo da genética, muita descoloração e tintura, ou cortes em excesso podem deixar os cabelos fracos e finos. Este tipo de cabelo pode ser danificado facilmente e não fica bom na maioria dos cortes de cabelos. Produtos que fortalecem as cutículas dos cabelos são difinitivamente um adicional para resolver este problema.

Cabelos sem brilho

Cabelos que possuem mechas, que são tingidos de loiro, ou que são descoloridos com frequencia podem se tornar danificados. Isto resulta em cabelos quebradiços e fracos. Cabelos assim precisam de hidratação e de produtos para cabelos tingidos, que tornem suas cores mais vibrantes.  

veja também