Profissionais apontam tendências de maquiagem que seguem em 2012

Profissionais apontam tendências de maquiagem que seguem em 2012

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:17

O ano de 2011 tirou algumas tendências adormecidas de volta aos holofotes no que se trata de maquiagem. O batom vermelho, esquecido no fundo da gaveta, retornou com força total e ganhou as ruas de todo o País, indo do trabalho para a balada fácil, fácil. O color blocking, tendência que surgiu na moda com a combinação de cores variadas, também invadiu o universo da beleza e figurou nos rostos das mais estilosas.

Agora que o ano está acabando, chegou o momento de recordar alguns dos principais ícones de maquiagem de 2011 e saber o que os profissionais apostam que estará presente também no ano que vem a embelezar as brasileiras. Confira.

Batom: Orlando Rosseto, maquiador do salão 1838, da capital paulista, disse acreditar que o batom colorido é uma tendência que se manterá no novo ano. "Fica bem em qualquer mulher. Durante um tempo o make foi minimalista, com nudes e rosa claro, mas agora voltou com o vermelho. Para o verão, aposto em coral e pink, cores mais acesas que dão um up no visual", opinou.

O maquiador, cabeleireiro e visagista Tony Borba, de São Paulo (SP), ensinou um truque bacana para identificar qual é a "temperatura da pele" e, dessa forma, escolher o tom do batom que vai usar. "Um truque infalível é pegar um espelho e ir para um local bem iluminado, preferencialmente com luz solar, e colocar uma toalha branca no colo, como um babador.  

Observe no espelho se a pele acende, se combina com o branco. Tire a toalha e substitua por um tecido bege ou cinza e compare novamente. Decida com qual tecido combina mais: se for com o branco, sua pele é fria; se ficar melhor com o bege ou cinza, é quente. A partir disso, opte pelos tons de maquiagem que têm a ver com estes nuances", contou. Para as peles frias, Borba sugeriu vermelhos mais fechados, puxando pro vinho, tons de lilás e azul; já os quentes podem abusar dos vermelhos vivos, laranjas, dourados e amarelos. "Dá para aquecer ou esfriar um tom também, fazendo combinações. É um jeito de não errar nunca."

O bom senso também se faz presente o tempo todo na maquiagem. A stylist Eliane Souza, da mesma cidade, destacou que quem quiser valorizar os lábios com a maquiagem, deve pegar mais leve nos olhos e vice-versa, e também fez uma aposta: "o gloss também vai voltar com tudo. Não com brilho, mas apenas para dar um pontinho de luz na boca. Apostar nos batons em tom de vermelho mais aberto também é acertar agora para o verão".

Color blocking: forte na combinação das roupas, a tendência também foi adotada no make e divide opiniões. Eliane e Tony Borba apostam na tendência para 2012, mas Rosseto é um pouco descrente. "Limita um pouco e não fica bem para todas as idades. Acho que é uma moda mais passageira", explicou.

Eliane defendeu que a mistura de cores estará em alta tanto no verão quanto no inverno, sendo que nesta última ela deverá apenas perder um pouco de brilho. "Nosso verão é bem democrático", contou. "Customização é a grande tendência da década, por isso é que deve-se tentar encontrar a própria essência, sem deixar de lado a máxima de que 'menos é mais'. As trend colors (cores tendência) estarão em alta sempre que o sol der o ar da graça e é bacana lembrar que durante o dia pode-se usar um make colorido, desde que seja com tons mais opacos e acetinados. De noite pode explodir em glitter que não vai errar nunca", brincou o visagista.

Make neon: outra tendência forte do verão 2011 foram os makes fluorescentes, que não devem retornar na próxima temporada, segundo os profissionais. "É lindo de noite, fica sensacional para as baladas, mas de dia fica mais apagada", sugeriu Borba que apostou nos tons vibrantes usados na customização até para ir à praia. Já o maquiador do salão 1838 descartou o neón, afirmando que a tendência já passou na maquiagem.

Blush colorido: os tons de rosa escuro e alaranjados seguirão em alta em 2012, podendo aparecer em nuances de pêssego e coral. Quem tem medo de errar, pode apostar nos rosados para dar um ar saudável, "sem carregar muito, passando suavemente", segundo Rosseto. Quem quer experimentar os laranjas, mas tem pele "fria", Tony Borba deu uma dica para "esfriar" a cor: "misture um pouquinho de terracota com o próprio pincel, aplica em movimentos arredondados e vai testando para não ter erro".

Cílios postiços: assim como na moda, alguns elementos vão e voltam e em 2011 quem voltou com tudo foram os cílios postiços, que podem aparecer apenas nos cantinhos para dar volume ou em tufinhos colados para alongar os fios. "É difícil para quem vai colocar pela primeira vez acertar. Além disso, tem gente que não conhece e compra o acessório maior do que a pálpebra ou são meio fantasiosos e difíceis de usar", ensinou Rosseto, que acredita que a ocasião também ajuda a definir o cílio postiço. "Se for um baile de gala, pode usar um maior para criar um efeito diferente. Ele pode aparecer, mas não deve ficar muito cheio. Prezo pelo conforto e uso artifícios para que as pessoas vejam o efeito e não a causa, que fiquem em dúvida se é postiço ou não."

Tony Borba chamou os cílios postiços de spider lashes (cílios aranha) e disse que eles vão continuar em alta até com rímel colorido. Se comprar um maior do que os olhos, ele recomendou cortar: "não tem problema passar a tesoura no cílio postiço". O maquiador e visagista recomendou que se hidrate os fios dos cílios com primers e até mesmo condicionador.

Delineador "gatinho": "ele vai e volta, mas é sempre bem-vindo", lembrou Orlando Rosseto, do salão 1838. Clássico, o truque combina com todas as mulheres, aumentando a expressão e aprofundando o olhar. "Mas o gatinho no final da pálpebra costuma ser mais usado na temporada outono-inverno", ensinou Borba.

Pele iluminada: por conferir um ar mais saudável e natural, continua em alta, em especial na parte inferior externa dos olhos, em direção às têmporas, de acordo com Tony Borba. "Se quer destacar e dar volume, ilumine, se quer aprofundar, escureça", ensinou.

Sobrancelha marcada: outra tendência que seguirá em 2012, a sobrancelha surgirá marcada de forma discreta, com sombras ou lápis. "Se marcar demais, vai ficar over e com ar de brava", disse o visagista, que costuma usar lápis 8B, de desenhista, para corrigir as falhas da sobrancelha. "Na hora do beijo, o namorado nem vai descobrir que eu escondi as falhas", brincou.

Esfumado: Eliane comentou que o esfumado deve continuar em 2012, surgindo mais marcado e mais escuro, em tons de grafite, verde musgo, azul escuro etc. "Olho preto demais não pega no verão, por isso dá para trocar por marrom, verde, azul, que destacam sem ficar pesado", completou Rosseto. Tony Borba disse que até o color blocking pode ser usado no esfumado: "amarelo e lilás, por exemplo, fica lindo".

Agradecimentos: 

Eliane Souza: (11) 7427-2669 Tony Borba: (11) 6750-8669 Salão 1838: (11) 3064-0000

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições