Proteja a elasticidade dos fios

Proteja a elasticidade dos fios

Atualizado: Quinta-feira, 8 Dezembro de 2011 as 10:55

Seus cabelos quebram com facilidade e frequência? Pois bem, esses são sintomas claros de que a capacidade elástica dos fios está comprometida. Há muitos fatores podem prejudicar a elasticidade deles e, consequentemente, podem torná-los frágeis e quebradiços. 

A seguir, o médico tricologista Ademir Jr apresenta quais são os cinco principais "vilões" que atuam contra resistência dos nossos cabelos. Fique de olho e proteja as suas madeixas.

Radiação solar Radiações solares levam a danos irreversíveis, pois reduzem a elasticidade e a força de tensão dos fios, lesionando as proteínas capilares. Procure ficar de olho nos rótulos dos produtos e, sempre que possível, opte por itens com fator de proteção solar. 

Xampus O uso de produtos como xampus, que contém espumantes (surfactantes), acaba lesando os fios. Porém, os danos causados por estes tipos de produtos de limpeza costumam ser muito pequenos quando comparados a qualquer outro procedimento químico capilar. Por isso, é importante sempre usar bons produtos.

Escovas progressivas Fios que passaram por escovas progressivas ou permanentes também sofrem mudanças expressivas na sua estrutura interna que acaba provocando redução na sua capacidade de extensão ao pentear. Logo, são cabelos que suportam menos força e se quebram com mais facilidade. Hidratações frequentes e produtos desenvolvidos especialmente para quem passou por este tipo de processo são ideais para minimizar qualquer dano aos fios. 

Coloração As colorações modificam a capacidade elástica dos fios. Os danos são maiores quando se passa de uma cor mais escura para uma mais clara. Cabelos que foram clareados por qualquer método costumam ter menor elasticidade do que cabelos não clareados. Isto porque o clareamento altera de forma significativa a estrutura protéica capilar reduzindo sua elasticidade e força frente a trações. Hidratações frequentes também são a principal saída para devolver à saúde para os fios.

PH extremo Produtos com pHs muito baixo ( 9) costumam causar danos irreversíveis aos fios quando o tempo de exposição é relativamente longo. Para evitar se expor a esse tipo de problema, siga os conselhos de bons profissionais e opte sempre por fazer tratamentos químicos, como coloração e escovas progressivas, no salão. 

veja também