Qual a melhor opção para emagrecer: esteira, bicicleta ou transport?

Qual a melhor opção para emagrecer: esteira, bicicleta ou transport?

Atualizado: Sexta-feira, 17 Dezembro de 2010 as 10:36

Você é daquelas que se mata na academia para perder uns quilinhos? Os exercícios aeróbicos são sempre a melhor opção para emagrecer, mas é preciso ficar atenta, as opções de aulas e aparelhos podem fazer toda a diferença. Os equipamentos mais procurados nas academias são: esteira, bicicleta e o transport, mas qual a melhor opção?

De acordo com o professor José Alexandre Filho, personal trainer da academia Pelé Club, o emagrecimento está relacionado a intensidade com que a pessoa faz o exercício e não ao aparelho que ela escolhe para executar a atividade. "A queima de calorias está ligada ao grau de esforço físico. A quantidade gasta está relacionada com os batimentos cardíacos durante a atividade, 150 BPM (batimentos por minuto) que promove a mesma queima calórica independente da atividade exercida", explica.

"Cada equipamento trabalha um grupamento muscular ou porções diferentes do mesmo grupo. A esteira e o transport obrigam o indivíduo a suportar o próprio peso durante a atividade, o que possibilita um grau de esforço maior, diferente da bicicleta que suporta o peso corporal pelo próprio equipamento", afirma o professor.

Mas apesar dos inúmeros benefícios, os exercícios devem ser feitos com orientação e atenção. O corpo tende a se adaptar facilmente as rotinas de treino diminuindo a sua eficiência. Portando combinar os três exercícios aumenta a melhoria do condicionamento e favorece ao melhor desenvolvimento muscular.

Característica de cada aparelho:

- Transport: ótimo para glúteos e coxa, pode ser trabalhado invertidamente (para trás) enfatizando o trabalho dos músculos posteriores da coxa e glúteo.

- Esteira: tem um grande trabalho das panturrilhas, além de melhorar a circulação, prevenindo as varizes. Fortalece os glúteos, coxa, panturrilha e abdômen.

- Bicicleta: favorece um ótimo trabalho das coxas, promovendo aumento do volume-hipertrofia. A esteira utiliza as alavancas dos braços que promove o  fortalecimento do músculo.

Por: Natália Vizza

veja também