Qual é a diferença entre microvasinhos e varizes?

Qual é a diferença entre microvasinhos e varizes?

Atualizado: Quinta-feira, 24 Fevereiro de 2011 as 9:12

Ter pernas repletas de veias saltadas e coloridas é completamente desagradável. Afinal, além da péssima aparência, elas podem causar algumas dores. Mas para descobrir qual é o melhor tratamento, é preciso saber a diferença entre microvasinhos e varizes.

Segundo Walter Campos, cirurgião vascular do Hospital das Clínicas de São Paulo, em entrevista è revista SOUMAISEU, “os dois são veias dilatadas, que deixam linhas tortuosas com tonalidades roxas, azuis, verdes e vermelhas na pele. Os microvasinhos são tão fininhos quanto um fio de cabelo (até 2 mm de diâmetro) e não custam sérios problemas de saúde. Já as varizes são superficiais, têm mais de 3 mm de diâmetro, dificultam a circulação sanguínea e causam dores e desconfortos”.

Ambos os casos possuem tratamentos que recuperam definitivamente as veias doentes. Entretanto, devido à hereditariedade e fatores de risco, como obesidade, gestação, uso de anticoncepcional, reposição hormonal e constipação, os dois podem voltara a aparecer, mas em novos locais.

Por isso, é importante prevenir! Evite ficar muito tempo de pé ou sentada, movimente as pernas a cada 30 minutos, durma com os pés apoiados sobre dois travesseiros empilhados e faça exercícios leves, como caminhar, correr, andar de bicicleta e nadar.

veja também