Qual é a maneira mais eficiente de renovar a pele?

Qual é a maneira mais eficiente de renovar a pele?

Atualizado: Quinta-feira, 10 Fevereiro de 2011 as 10:14

Apesar de não ser visível a olho nu, a pele está sempre se renovando. Para isso, as células velhas da sua superfície, quando perdem força e flexibilidade, são substituídas pelas novas. E ao mesmo tempo em que as estruturas celulares são destruídas, a produção de colágeno também diminui, provocando as terríveis rugas e flacidez.

Não à toa, muitas mulheres aplicam a substância diretamente nas marcas de expressão ou então usam cremes à base de colágeno. A primeira informação que precisa ser esclarecida, segundo a dermatologista Lisa Drayer, autora do livro “A dieta da beleza”, com relação ao assunto, é que essa segunda opção é completamente ineficiente. “Esses produtos não reconstituem a pele pois as moléculas de colágeno são grandes demais para serem absorvidas pelo organismo”, explica.

De acordo com Lisa, para rejuvenescer a pele, é preciso colágeno fresco, que só pode ser desenvolvido no interior do organismo. Sendo assim, só mesmo uma alimentação correta pode ajudar nessa conquista. Confira então a listinha de alimentos que ajudam a produzir a substância e inclua já cada um deles em seu cardápio:

- Proteínas, vitamina A e B: salmão, iogurte, nozes e ostra

- Vitamina C: kiwi, mirtilo, batata-doce, espinafre, tomate, pimentão, laranja, morango e brócolis

- Antocionina: cereja, romã, repolho roxo, uva e maçã

- Zinco: frutos do mar, carne bovina, cordeiro, ovo, grãos integrais

- Silicone: alimentos feitos com grãos integrais (substitua a farinha branca refinada!)

veja também