Quando usar condicionador, máscara e ampola de nutrição

Quando usar condicionador, máscara e ampola de nutrição

Atualizado: Segunda-feira, 3 Outubro de 2011 as 1:20

Toda mulher tem uma receitinha para deixar os   cabelos mais bonitos . Isso, porém, não quer dizer que elas não tenham   dúvidas   na hora de cuidar deles em casa. Uma das questões mais comuns é sobre a possibilidade de trocar o condicionador pela máscara nutritiva. Mas será que esta   substituição   é realmente válida? Quem responde a esta e outras perguntas sobre   como tratar as madeixas   em casa é a química Ana Maria Fonseca, da Vizcaya Cosméticos. 

É correto substituir o condicionador pela máscara capilar?

Não, pois o cabelo pode não ter as cutículas dos fios totalmente seladas e ficar desprotegido, sem contar que as funções dos   produtos   são diferentes. Além de proporcionar maciez e desembaraço, o pH mais baixo do   condicionador   garante uma proteção para os fios após a sua aplicação. Isso acontece porque, ao selar as   cutículas , ele ajuda a neutralizar as cargas negativas geradas durante a lavagem com o   xampu , impedindo que eles fiquem tão expostos a fatores do ambiente, como a poluição,   absorvam resíduos   e se enfraqueçam.

Qual a diferença entre a ação da máscara capilar e a da ampola de nutrição?

A   principal função   da máscara é hidratar e tratar os cabelos. Já a ampola de   nutrição   instantânea tem o objetivo de fazer uma recuperação mais rápida dos cabelos, pois possui mais ativos que a máscara e, por isso, tem uma ação mais intensa. Ambas têm o pH elevado, o que permite que os   ativos   penetrem mais facilmente nos fios, de modo a garantir mais o seu   resultado   e a sua eficácia. Mas elas não conseguem neutralizar totalmente as cargas do fio, e é por isso que o   uso do condicionador   para selar as cutículas é fundamental.

Quem tem cabelos oleosos pode usar condicionador?

Não só pode, como deve. Mesmo os   cabelos oleosos   precisam fechar as cutículas após a lavagem para protegê-los de   agressões   externas e torná-los mais   macios e brilhantes . Mas é preciso usar um condicionador específico para esse tipo de   fio   e aplicá-lo somente do comprimento até as pontas. Nunca na   raiz .

veja também