Quer um corpão nesse verão? Deixa que o Pilates te ajuda!

Quer um corpão nesse verão? Deixa que o Pilates te ajuda!

Atualizado: Sexta-feira, 12 Novembro de 2010 as 2:22

Com a chegada do verão, as academias fervem de pessoas em busca do corpo perfeito. E se não bastasse os tratamentos já conhecidos para queimar calorias e tonificar os músculos, a cada temporada surge algo novo.

Dentre essas novas tendências, está o Pilates, modalidade já conhecida há alguns anos e que tem tomando força a cada verão.

Surgimento

O professor de Pilates da Academia Pro Ex Company, em Guarulhos, Erasmo Melo, explica o surgimento da modalidade. "O nome vem do seu fundador, Joseph Humbertus Pilates que nasceu em 1880, na Alemanha, e em 1912 foi para a Inglaterra onde se tornou profissional do boxe, artista de circo e ensinou autodefesa para detetives da Scotland Yard", diz o professor. Após ser preso e mandado para uma ilha durante a Primeira Guerra Mundial, Pilates tornou-se enfermeiro e aplicava algumas técnicas de cultura física em seus companheiros. Ali iniciou também uma série de experimentos com molas presas às camas dos hospitais como forma dos pacientes voltarem a exercitar e tonificar os músculos antes mesmo de poderem levantar.

Em 1923 Pilates se mudou para Nova York e abriu seu primeiro estúdio. Na época seu método era conhecido como Contrologia e foi um grande sucesso, principalmente entre dançarinos. "Eles descobriram também que a reabilitação de suas lesões era mais rápida usando os exercícios de Pilates. Dançarinos famosos como Martha Graham e George Balanchine tornaram-se devotos do método e mandavam seus próprios alunos para praticar Pilates com Joseph", continua Erasmo. Joseph Pilates viveu e passou adiante esse conhecimento até a sua morte, em 1867, aos 87anos.

A modalidade

O Pilates consiste em um sistema de exercícios que melhoram a flexibilidade, a consciência corporal, o equilíbrio e a força, sem hipertrofia muscular, que são executados em 9 aparelhos diferentes, além de exercícios solo, com ou sem bola.

Uma das grandes vantagens da prática do Pilates é o fato de ser uma atividade global. "Durante toda aula você trabalha vários grupos musculares e ao mesmo tempo também é uma atividade mais personalizada que respeita os limites individuais de cada aluno", explica Erasmo.

O Pilates é indicado para reabilitação física, bem-estar e condicionamento do corpo de modo geral. Os exercícios são monitorados pelo professor que orienta a aula de acordo com a necessidade de cada pessoa.

Os profissionais da área deixam muito claro que qualquer pessoa pode praticar o Pilates. Por ser uma atividade que compõe mais de 500 variações de exercícios, sempre há uma combinação que combina com qualquer perfil, idade, finalidade e sexo. A Revista Pilates sempre publica novas variações da prática, como Pilates com cães, Pilates para crianças e até para motociclistas.

O Pilates e as estrelas

Por ser muito benéfico para a musculatura e para moldar o corpo, o Pilates ganhou fama depois que celebridades começaram a declarar a prática na mídia. Luiza Brunet, Carolina Dieckmann e Júlia Lemmertz são adeptas à modalidade e garantem os benefícios. "Tem gente que foca apenas em uma parte do corpo e fica desproporcional. Não curto. Escolhi o Pilates porque é um método completo, modela o corpo e é delicioso", diz a atriz Isis Valverde, estrela da Globo e capa da Revista Shape desse mês, onde exibe um corpão modelado pela atividade.

Se interessou em praticar? Vale lembrar que o Pilates, apesar de famoso no Brasil, ainda é um método caro, por utilizar instrumentos importados e por ser tão falado no mundo das famosas. Dificilmente você encontrará uma aula por menos de R$ 100,00. Mas vale a pena? Sem dúvida! O professor Erasmo incentiva seus alunos a praticarem a modalidade que mais agrada e faz bem, mas não tira o crédito do Pilates. "Sempre digo a meus alunos-clientes que eles façam uma atividade lhe tragam prazer. A atividade física tem que ser prazerosa e não uma obrigação, assim o aluno passa a ser mais frequente. Peço a eles que experimentem todas as atividades que eles estão em dúvida, assim farão uma opção mais adequada, mas sem dúvida o Pilates traz ao aluno resultados bastante significativos".

Serviço:

Academia Pro Ex Company

Avenida João Veloso da Silva, 835 - Guarulhos Contato: 11 2852-3492 Por Laelie Machado

veja também