Receita caseira ajuda a clarear virilha e axila

Receita caseira ajuda a clarear virilha e axila

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:22

Com o verão chegando, algumas mulheres sentem vergonha de usar biquínis ou regatas por conta de axilas e virilhas escurecidas, resultado de anos de falta de cuidado e depilações agressivas demais. 

Isso acontece porque a hiperpigmentação é um mecanismo de defesa da própria pele contra a agressão de lâminas, ceras e até mesmo do atrito natural entre as coxas, braços e outras partes do corpo. “Com a depilação, a pele fica mais sensibilizada, então o organismo acelera a produção de melanina naquela região, na tentativa de deixá-la mais resistente”, explica a Dra. Samar el Harati, dermatologista do Hospital e Maternidade São Luiz, em São Paulo.

Os maiores agressores são, com certeza, a lâmina as ceras à base de limão. “É perigoso passar a cera quente muitas vezes sobre o mesmo local, ela pode queimar a região, que resultaria em uma pele escurecida do mesmo jeito”, informa Pâmela Lilian de Braga Mello, esteticista e depiladora do Spa Med Sorocaba Campus. 

Par evitar que essas manchas apareçam, invista sempre em hidratantes poderosos e também no protetor solar. Mas se elas já apareceram, fique atenta ao que você pode fazer em casa para melhorar a situação:

Esfoliante de aveia e soro

Ingredientes

• 2 colheres (de sopa) de aveia • 2 colheres (de sopa) de leite em pó • 2 colheres (de sopa) de fubá • 2 colheres (de sopa) de soro fisiológico

Modo de usar Aplique a pasta na região umedecida previamente e faça movimentos circulares suaves. A esfoliação ajuda a retirar as células mortas e, em longo prazo, clareia a região. O ideal é que o procedimento seja feito duas vezes por semana. “O importante é não esfregar a região com força, porque em vez de retirar as células mortas vai ferir a pele e piorar a hiperpigmentação”, adverte Samar.

Além dessa receita, Pâmela também ressalta os benefícios da bucha vegetal para promover a esfoliação natural. “Deve-se cortar a bucha vários quadradinhos, de tamanhos diferentes, um para cada região afetada, e durante o banho utilizar um sabonete bem hidratante, fazendo movimentos circulares. Isso vai ajudar a clarear um pouco a região sem agredir a pele”, diz.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições