Receitas caseiras para as mãos

Receitas caseiras para as mãos

Atualizado: Sexta-feira, 9 Setembro de 2011 as 1:17

As mãos denunciam nossa idade!! Certamente você já ouviu isso. Então, como proteger, evitar o envelhecimento e garantir a saúde dessa pele tão sensível?

Além do protetor solar básico de cada dia, cremes para esfoliar e hidratar a pele das mãos não podem faltar. As prateleiras de lojas e supermercados transbordam de opções, mas se você está sem um creme no momento ou prefere as opções naturais, o Espaço Bem Estar Estética separou algumas receitas caseiras deliciosas para suas mãos! Acredite, elas funcionam mesmo e dão excelentes resultados!

Antes de hidratar as mãos as esteticistas Christiane e Tihane Sampaio sugerem uma esfoliação com produtos naturais pois os ingredientes utilizados limpam a pele retirando as células mortas e promovendo uma renovação celular.

Receitas caseiras para esfoliar as mãos

- 1ª receita caseira para esfoliação das mãos

Ingredientes:

2 colheres de sopa de gérmen de trigo

2 colheres de sopa de óleo de soja

2 colheres de sopa de açúcar refinado

Preparo:

Misture todos os ingredientes em um recipiente e aplique nas mãos como se fosse uma luva. Deixe agir por 20 minutos. Friccione uma mão na outra. Se preferir envolva filme PVC nas mãos para aquecer e fazer com que as proteínas sejam ainda mais absorvidas pela pele. Retire com água fria. Finalize com o hidratante.

- 2ª receita caseira para esfoliação das mãos

Ingredientes:

2 colheres de sopa de mel

2 colheres de sopa de açúcar

Suco de meio limão

Preparo:

Misture os ingredientes em um recipiente. Friccione as mãos por alguns instantes e lave com água fria. Finalize com o hidratante. 

Para quem fica muito tempo na cozinha, esta receita é excelente. Além de ser muito fácil e esfoliar, ainda tira o odor dos temperos como alho e cebola. Ninguém vai perceber que você preparou a janta!

- 3ª receita caseira para esfoliação das mãos

1 colher de sopa de pó de café

Uma pequena quantidade de sabonete líquido e água. Esfregue as mãos como se estivesse lavando normalmente. Enxágüe e...bom, conte para nós!

- 4ª receita caseira para esfoliação das mãos

Ingredientes

4 colheres de sopa de óleo de amêndoas

1 colher de sopa de sal marinho

Preparo

Em um recipiente misture os ingredientes. Massageie as mãos como se estivesse lavando-as. Enxágüe com água fria. Complete o ritual com um hidratante.

Caso você prefira um creme esfoliante pronto, mas que contenham ingredientes naturais, as esteticistas Christiane e Tihane Sampaio da Bem Estar Estética, indicam produtos que contenham em sua formulação ativos como sementes de Apricot, morango e  vitamina c, que promovem a renovação celular deixando a pele super macia. As esteticistas ainda orientam suas clientes a realizar a esfoliação nas mãos uma vez por semana.

Após a esfoliação é hora de hidratar as mãos!

Receitas caseiras para hidratar as mãos 

- 1ª receita caseira para hidratar as mãos

Ingredientes:

1 xícara de chá de  uva fresca com pele e bem lavada

1 xícara de chá de água

 2 colheres de chá de óleo de semente de uva (encontrado em drogarias ou perfumarias).

1 colher de sopa de farinha de trigo

Preparo:

Ferva a água. Acrescente as uvas e deixe cozinhar por +/- 5 minutos. Retire do fogo e amasse bem as uvas até obter um suco. Coe e deixe esfriar. Coloque o óleo de semente de uva e a farinha de trigo .Misture até formar uma pasta. Passe nas mãos limpas, deixe agir por +/- 20 minutos. Retire com água fria e finalize com o hidratante de costume.

- 2ª receita caseira para hidratar as mãos.

Ingredientes:

1 colher de sopa de hamamelis

1 1/2 colher de sopa de glicerina

3 colheres de sopa de água-de-colônia

Preparo:

Em um recipiente com tampa misture os ingredientes. Feche e agite. Aplique nas mãos como se estivesse lavando. Sinta o frescor e a maciez!

- 3ª receita caseira para hidratar as mãos

Ingredientes:

2 colheres de sopa de aveia

3 colheres de sopa de leite

1 colher de chá de mel

Preparo:

Misture os ingredientes e aplique nas mãos com movimentos circulares. Deixe agir por 10 minutos. Enxágüe em água fria. Finalize com um hidratante de sua preferência.

A esteticista Christiane Sampaio dá mais uma dica para você: "quando for passar o hidratante aproveite e vá fazendo uma deliciosa massagem nas mãos. Faça círculos na palma e dorso das mãos com o polegar. Alongue os dedos puxando um por um devagar. Faça círculos em cima das unhas para hidratar as cutículas. Faça movimentos circulares com as mãos e também para cima e para baixo. Por fim, aplique o bloqueador solar sempre!"

Delicia não é? Aproveite as dicas! Cuide bem das suas mãos. Afinal, elas demonstram sua saúde, beleza e idade.

veja também