Receitas caseiras para rosto e cabelo

Receitas caseiras para rosto e cabelo

Atualizado: Terça-feira, 6 Julho de 2010 as 9:23

Para amenizar cravos

1. Duas vezes por semana, faça uma limpeza na pele com mel e própolis

Ingredientes

3 colheres (sopa) de mel 1 colher (sopa) de própolis (comprado em forma líquida, em farmácias) Modo de fazer

Amorne o mel em banho-maria até ele ficar mole. Adicione o própolis, misture bem e passe no rosto. Deixe agir por três minutos e enxágue. Essa máscara hidrata, abre os poros e acalma a pele.

2. Todos os dias (de manhã e à noite), faça uma microesfoliação na pele com argila verde

Ingredientes

1 colher (sopa) de argila verde em pó (encontrada em loja de produtos naturais) Água em quantidade sufi ciente para formar uma pastinha Modo de fazer

Misture os ingredientes e aplique no rosto, com movimentos leves. Lave em seguida. Pode fazer diariamente, pois a argila não agride a pele. Isso removerá as impurezas - e os cravinhos!

Para hidratar o lábio e fazê-lo parar de descascar

Já ouviu falar que suco de abacaxi, mamão e manteiga têm ação hidratante e esfoliante? Então, confira a receita a seguir. É tiro e queda!

Ingredientes

1 colher (chá) de mamão ou 1 colher (chá) de suco de abacaxi 1 colher (chá) de manteiga sem sal (ou manteiga de cacau ou batom hidratante) Modo de fazer

Para começar, faça um "peeling natural": com o dedo, passe o suco de abacaxi ou o mamão diretamente nos lábios (desde que estejam descascando, mas não a ponto de rachar). O suco de abacaxi contém bromelina e o mamão, papaína - ambas substâncias que afinam e amaciam a pele. Massageie, enxágue e passe a manteiga nos lábios. Em 20 minutos, ela será absorvida e você poderá passar batom. Repita todos os dias, até a aparência da boca melhorar.

Para clarear manchas

Todos os dias, faça um creme à base de argila e levedura de cerveja, inibidores da melanina (pigmentação da pele)

Ingredientes

1 colher (café) de levedura de cerveja (encontrada em loja de produtos naturais) 3 colheres (sopa) de argila verde ou branca em pó (encontrada em loja de produtos naturais) Água suficiente para formar uma pasta mole Modo de fazer

Misture a levedura de cerveja com a argila e a água. Faça uma pasta bem diluída. Aplique em forma de máscara e espere secar. Lave o rosto e passe protetor solar. Atenção: a mistura deve ser preparada na hora (como não tem conservantes, não dá para guardar e usar depois).

Para acabar com volume, frizz ou definir cachos rebeldes

Acabe com esses incômodos usando leave-in e óleo de amêndoas 1 pote de 200 ml de leave-in

Ingredientes

5 ml de óleo de amêndoas Modo de fazer

Misture o óleo no leave-in e aplique nos fios úmidos. Se quiser apenas reduzir o volume, seque com secador. Para definir os cachos, amasse o cabelo de baixo para cima. Detalhe: você pode guardar a mistura, pois ela não estragará. Caso queira misturar na mão, um pouco antes de passar coloque a quantidade do tamanho de uma moeda de R$ 1 nas mãos e uma gota de óleo.

Para acabar com espinhas nas costas

1. Sofre com oleosidade nas costas? Solução: faça seu próprio sabonete!

Ingredientes

1 pote de 250 ml de sabonete líquido 1 colher (sopa) de própolis 3 colheres (sopa) de argila em pó Modo de fazer

Misture os ingredientes e passe no corpo. O própolis tem ação cicatrizante e fará bem para sua pele toda, acabando com as espinhas! Já a argila garante a hidratação do corpo.

2. Duas vezes por semana, no banho, esfolie a pele com fubá e limão

Ingredientes

3 colheres (sopa) de fubá 1 colher (sopa) de suco de limão 2 colheres (sopa) de água Modo de fazer

Misture os ingredientes e passe nas costas durante o banho. Enxágue. Caso faça isso pela manhã, cuide para não tomar sol por causa do limão. Caso contrário, poderá se queimar e manchar a pele!

Para amenizar calos e rachaduras nos pés

1. Confira esta receita infalível para deixar seus pés macios...

Ingredientes

1 comprimido de ácido acetilsalicílico (AAS®, comprado em farmácias) Água em quantidade suficiente para formar uma pastinha Modo de fazer

Triture o comprido e molhe-o até formar uma pasta. Passe-a sobre o calo e cubra o curativo com esparadrapo. No dia seguinte, retire o curativo, limpe e lixe a região. Repita o processo todos os dias, até o calo sair.

2. Prepare seu próprio creme para afinar a pele dos pés

Ingredientes

100 g de glicerina pastosa 20 gotas de limão Modo de fazer

Na glicerina, adicione o limão. Misture. Passe nos pés antes de dormir, diariamente. Não enxágue. Além de ajudar no combate aos calos, também agirá contra rachaduras.

Para dar fim aos pelos encravados

Para acabar com pelos encravados e a dor, todos os dias use própolis no banho

Ingredientes

1 pote de 250 ml de sabonete líquido 25 ml de própolis Modo de fazer

Misture os 25 ml de própolis no pote de sabonete. Passe no corpo inteiro, principalmente após a depilação. Ameniza, inclusive, a dor causada por pelinhos encravados.

Para clarear manchas nas axilas, joelhos e virilha

Acabe com as manchas escuras do corpo com água oxigenada

Ingredientes

1 algodão embebido com água oxigenada de 20 volumes Modo de fazer

Passe a água oxigenada nas manchas. Deixe agir por, no máximo, 15 minutos e enxágue bem. Repita a cada sete dias, por 30 dias, até a pele clarear totalmente. Em tempo: a pele escurece por dois motivos, bactérias ou atrito. Em qualquer um deles, a água oxigenada funcionará - além de matar as bactérias, vai suavizar o tecido oxidado. Ah, evite passar em áreas feridas; caso contrário, poderá arder um pouco.

veja também