Recupere a saúde da pele após o verão

Recupere a saúde da pele após o verão

Atualizado: Terça-feira, 10 Fevereiro de 2009 as 12

Nada agride mais a pele do que o calor, praia, piscina e sol. O verão expõe a pele a combinações que nem sempre dão certo. É após esse período que a pele precisa de cuidados redobrados para se livrar do ressecamento, descamação, manchas e, em alguns casos, até do excesso de oleosidade ou micoses. Por isso, conversamos com alguns especialistas para saber como recuperar a saúde da pele, das agressões e doenças após a maratona de verão.

A primeira opção é eliminar os resíduos químicos do protetor solar que ficam na epiderme deixando-a oleosa. "O ideal é investir em uma limpeza com uma boa esteticista, para uma higienização mais profunda. Além disso, vale desfrutar de sabonetes e loções tônicas ou adstringentes, de acordo com o tipo de pele", orienta Carla Albuquerque, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Outro cuidado importantíssimo é eliminar a micose com o acompanhamento de um especialista. O tratamento na pele demora de um a seis meses. Já para a região das unhas esse tempo pode se estender por até um ano. "Micoses são comuns, a mais conhecida é a Ptiriase Versicolor, ou pano branco, que aparecem como lesões arredondadas, em forma de moeda, de cores brancas ou avermelhadas. O tratamento pode ser feito via oral", explica o médico cosmiatra e dermatologia, Jardis Volpe.

Além da micose, o problema de pele mais característico dos dias quentes é causado pelo limão, que contém uma substância modificada quimicamente pelo sol, tornando-se muito irritante à pele. "Evitar exposição solar e contato com a fruta são dicas essenciais para acabar com as temidas manchas. Para os descuidados em fase de tratamento é necessário usar diariamente fotoprotetores nas áreas comprometidas. Assim como cremes com corticóides suaves na primeira fase do tratamento e cremes com ativos clareadores para finalizar o processo, orienta a dermatologista.

É possível tomar atitudes muito simples e seguras para acabar com problemas de pele. Durante o verão, evite exposição ao sol sem proteção adequada, principalmente das 10 às 16 horas. Aplique protetor labial com FPS 30 e use proteções físicas como chapéu de aba larga e óculos solares. Mantenha a pele seca e arejada e não manipule limão sem o uso de luvas. Esses cuidados básicos podem fazer toda a diferença e deixar sua pele ainda mais linda para a próxima estação.

Dicas para recuperar a saúde da pele

•    Esfoliar a pele uma vez por semana

•    Hidratar a pele após banho com produtos que contenham uréia, manteiga de karité, glicerina, óleo de semente de uva, entre outros ativos.

•    Evitar banhos quentes e demorados

•    Usar diariamente filtro solar de boa qualidade em todas as áreas expostas da pele com FPS 30

•    Consultar um dermatologista para uma avaliação detalhada da pele e tratamento adequado

•     Nunca, nunca mesmo, esquecer do ritual de limpeza profunda da pele com sabonete e tônico antes de dormir.

veja também