Reduzindo a flacidez e rugas através da ginástica facil

Reduzindo a flacidez e rugas através da ginástica facil

Atualizado: Quarta-feira, 20 Julho de 2011 as 9:38

Hoje em dia, valoriza-se muito uma face bonita e bem cuidada. Por isso, a preocupação em retardar o envelhecimento facial tem se tornado crescente nos últimos anos. O rosto é a parte do corpo humano que mais fica exposta e que não podemos esconder, tendo um papel importante em representar e identificar o indivíduo. Com os anos, o rosto perde a forma, ocorre um caimento da face e flacidez da pele. Rugas, marcas de expressão, estética facial palavras tão comuns, que geralmente são relacionadas à cirurgia plástica, começam a fazer parte do cotidiano de fonoaudiólogos.  

A fonoaudiologia estética, também conhecida como ginástica facial, é um campo recente da fonoaudiologia que visa atenuar a flacidez do rosto, a tensão dos músculos faciais, o queixo duplo e as bolsas palpebrais através de simples exercícios que são usados para ajudar pessoas com problemas para falar ou mastigar, e agora, chegam como uma excelente opção para quem não deseja se submeter às cirurgias plásticas.  

A ginástica facial parte do princípio de que é possível fortalecer os músculos da face, do pescoço e do colo da mesma maneira que fazemos com os do corpo. De acordo com a fonoaudióloga Renata Souto Maior, da Clínica Uniplast, as técnicas podem, por meio do fortalecimento dos músculos, garantir uma aparência mais saudável e jovem, e até, uma pele mais lisa. "Além de tonificar os músculos, a ginástica facial estimula a circulação do rosto fazendo com que as células recebam mais nutrientes e a pele fique mais firme e elástica", completa a fonoaudióloga.

Antes de iniciar a série de exercícios, é aconselhável que o paciente higienize a pele com creme hidratante, que funciona como um lubrificante, já que ao trabalhar os músculos, a ginástica facial também movimenta a pele. As primeiras sessões de exercícios devem ser realizadas em frente ao espelho para que o paciente consiga acompanhar os movimentos, controlar a intensidade e corrigir o que estiver fazendo de errado. "Os exercícios devem ser feitos diariamente por cerca de vinte minutos (de manhã ou à noite), a cabeça deve estar sempre ereta e natural, e os olhos devem sempre estar bem abertos", explica a fonoaudióloga Renata Souto Maior.  

A fonoaudióloga ressalta que é importante procurar um profissional qualificado antes de iniciar a ginástica, já que é antes de iniciar os exercícios, é necessário avaliar a flacidez da pele, as medidas do rosto, e diferenças individuais, como uma boca mais larga, uma bochecha mais comprida ou mais arredondada.

veja também