Mesmo com novidades como a camiseta longa, os maxicoletes e a pantacourt, a moda de 2015 foi, basicamente, tomada por hits dos anos 70, 90 e 2000.
As peças que marcam os anos 70 como os coletes de franja, blusas cigana, quimonos, óculos redondos e chapéus floppy, invadiram as vitrines com força.
Os anos 90 voltaram vestindo principalmente as meninas mais jovens e resgatou a gargantilha chocker - aquelas bem coladinhas no pescoço e que imitam tatuagem.
Veja a retrospectiva das tendências de moda de 2015, desenvolvida pelo UOL Moda:
1. Saia midi
Quando a saia midi apareceu, ela era considerada uma peça pouco democrática, que, teoricamente, só serviria bem mulheres altas e magras. Em 2015 esse conceito caiu e mulheres de todos os biótipos aderiram à tendência.
2. Tênis branco
Quem diria que as fashionistas trocariam o salto alto pelo tênis? Pois é! Em 2015, o conforto foi o principal item fashion e o tênis branco foi usado e combinado com os mais diversos looks.
3. Colete com franja
Ícone da moda dos anos 70, o colete com franja é um grande sucesso de 2015. Ele se popularizou principalmente nos looks de festivais de música.
4. Bota over the knee
O modelo não é novidade na moda - há 25 anos, a atriz Julia Roberts o consagrou como ícone no filme "Uma Linda Mulher". Entretanto, as modelagens, as texturas e os acabamentos, sim. A bota acima do joelho foi o grande hit do inverno deste ano.
5. Pantacourt
A pantacourt, que é uma calça pantalona mais curta, é a peça do momento e uma das principais tendências para o verão. Por criar um corte brusco no meio da canela, ela pode acabar "achantando" a silhueta. Se você se importa com isso e deseja fugir desse efeito, a dica é usar com sapatos abertos, que deixem o peito do pé à mostra.
6. Blusa cigana
O item vem de muito antes, da década de 70, quando ele era usado por hippies e baladeiras de plantão. A peça voltou a ganhar força e retornou aos armários das fashionistas. Por ser fluida e deixar bastante pele à mostra, a blusa combina com os dias mais quentes.
7. Quimono
Apesar do nome, os quimonos da moda não têm nada a ver com a tradição japonesa. A peça bem solta, usada aberta por cima de looks despojados, substituiu o cardigã e se tornou um grande sucesso de 2015.
8. Strappy Bra
O sutiã com várias tiras, feito para ser usado com regatas e blusas cavadas, deixando-o à mostra, surgiu ainda em 2014. Em abril deste ano, foi exibido no look da Colcci, usado pela top Gisele Bündchen, em sua despedida das passarelas.
9. Chocker
A gargantilha bem justinha no pescoço, que imita tatuagem, foi febre nos anos 90. Após o grande sucesso, logo entrou em decadência e foi considerada cafona. Anos depois, voltou à moda compondo os looks das mais jovens, que não tiveram a oportunidade de usar o acessório no passado.
10. Óculos redondos
Os óculos redondos bombaram em 2015, reforçando a estética setentista que está em alta. Democráticos, eles ajudam a compor looks estilosos para todas as tribos.
11. Chapéu floppy
Mais um acessório vindo dos anos 70 diretamente para a moda de 2015. O modelo de abas largas é uma opção estilosa para se proteger do sol nos dias mais quentes.
12. Camisetão longo com fendas laterais
Essa moda apareceu nos últimos meses do ano e vem crescendo e ganhando cada vez mais adeptas. A camiseta longa geralmente é feita em malha e tem fendas nas laterais. A peça pode ser usada com jeans, leggings e até mesmo com shortinhos.
13. Maxicolete
O maxicolete é um aliado das mulheres que desejam criar um efeito "alongador" na silhueta, já que ele cria duas linhas verticais impactantes no look. A peça bombou entre as fashionistas e promete fazer ainda mais sucesso em 2016.
14. Piercing no septo
Sucesso nos anos 90 e 2000, o piercing no septo era considerado ícone de transgressão. Hoje ele voltou, mas como um acessório fashion.
15. Gladiadora
Um dos acessórios que mais entram e saem de moda. A gladiadora é a sandália mais amada e odiada das mulheres. Por ser um ponto visual pesado no look, pode "engrossar" e "encurtar" as pernas de quem usa. A dica é deixar que a sandália seja o foco do visual e economizar nos outros acessórios. Para evitar o efeito de pernas achatadas, vale usar com calça justa ou saia bem curta.
Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia
O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições