Rosto perfeito: a maquiagem ajuda a conquistar esta meta

Rosto perfeito: a maquiagem ajuda a conquistar esta meta

Atualizado: Segunda-feira, 3 Novembro de 2008 as 12

A maquiagem é grande amiga das mulheres. Isso não é novidade alguma. Mas muitas mulheres esquecem desse segredo ou, simplesmente, não sabem fazer bom uso dele.

A missão ficou por conta de Jorge Vieira, maquiador do Make Up Studio Chanel, do Shopping Iguatemi, em São Paulo. Segundo Jorge, a maquiagem corretiva embelezadora tem apenas dois objetivos: cobrir imperfeições e realçar os traços naturais particulares da mulher. "O ideal é que a pele fique com o aspecto de bem cuidada e tratada, sem resíduos nenhum de maquiagem, para trazer à tona aquela tendência de pele natural", explica Jorge Vieira.

Alguns cuidados

Para conseguir o efeito "nasci com pele de porcelana mesmo", alguns cuidados devem ser tomados. "É sempre bom limpar bem a pele, retirando todos os possíveis resíduos de maquiagem e impurezas. Além disso, se a pele for oleosa, também é interessante passar um fluido regulador de oleosidade, já para a pele seca, o ideal é que se passe um hidratante também não muito pesado. Esses cuidados devem ser tomados algumas vezes ao dia", alerta Jorge.

Completando essa lista de cuidados, entra a etapa de proteção da pele: "De manhã e à tarde, o filtro solar é imprescindível, mesmo em tempos chuvosos. Já à noite, o ideal é que a mulher passe um hidratante anti-sinais", afirma Jorge Vieira, que conclui: "atrelado a esses cuidados está o estilo de vida da pessoa: se a pessoa fuma ou não, se alimenta-se corretamente, se pratica exercícios físicos e etc".

Escondendo os defeitos

Depois de feita a limpeza da pele, você pode começar todo o processo da maquiagem corretiva, que em geral é bem simples. "São pouquíssimos passos. O grande segredo mesmo está na aplicação e na paciência da pessoa em aplicar os produtos. Quando mais tempo ela se dedicar à maquiagem, melhor será o resultado", conta Jorge.

O primeiro passo é aplicar o corretivo nos defeitinhos - olheiras, espinhas e manchinhas em geral - no tom apropriado e na textura ideal para cobrir imperfeições. "O ideal é escolher um corretivo um pouquinho mais claro do que a pele da pessoa e com uma textura bem densa. Não adianta nada eu passar um produto de textura fina porque esse tipo de maquiagem não tem o poder de cobrir nada, quem dirá as imperfeições", diz.

Durante a aplicação do corretivo ao redor dos olhos, procure abranger toda a área das olheiras, que vai desde o canto interno dos olhos, passando pela lateral superior do nariz e até chegar na outra extremidade dos olhos, a do lado de fora. "Eu gosto de passar a sobra do corretivo que restou no pincel na parte das pálpebras, mais rente aos cílios. Além disso, é importante que a pessoa não esqueça de cobrir a parte próxima aos cílios inferiores, também passando o pincel bem rente", explica Jorge.

Para suas olheiras ficarem com uma cobertura mais uniforme, procure deslizar o pincel tanto para o sentido externo dos olhos, como para o interno.

Nas espinhas e nas pequenas manchas, o processo é bem simples. Apenas passe uma quantidade suficiente para cobrir toda a região, sem deixar nada em alto relevo. "Costumo passar corretivo também nas laterais do nariz porque normalmente são áreas mais avermelhadas e com manchinhas", afirma Jorge, que completa: "Na boca é melhor nem tocar, deixe ela ao natural, por enquanto".

Para aplicar o corretivo, prefira utilizar um pincel adequado (pequeno e com fibras sintéticas). Na aplicação, você precisa sentir a necessidade da sua pele. "Ninguém melhor do que a própria mulher para saber os pontos mais críticos, o lugar do rosto que há mais transpiração e etc", explica Jorge.

Dica: hoje em dia existem corretivos que, ao mesmo tempo que escondem imperfeições, tratam os sinais e são antifadiga. Experimente essa novidade!

O passo dois é muito importante para o processo corretivo. Trata-se da aplicação da base para uniformizar o tom da pele, criando uma textura mais harmoniosa. "É importante que a base não seja muito pesada e seja fluida e da cor da pele. Ela vai inibir de uma vez por todas as imperfeições da pele", ensina Jorge.

O grande truque na aplicação da base está no capricho. Quando mais a pessoa alisar o pincel com a base em toda a região do rosto, melhor o resultado. "Por isso que é importante que a base tenha uma textura bem mais fina, para não deixar marcas de pinceladas no rosto. E também é por isso que é importante que a pessoa deslize várias vezes o pincel sobre todo o rosto – testa, nariz, queixo, bochechas, maxilar e até descendo um pouco para a região do pescoço. A única que fica fora dessa é a boca. Isso ajuda a criar cada vez mais um aspecto uniforme", explica o maquiador.

Para aplicar a base, prefira pincéis apropriados e não muito grandes, com fibras sintéticas. "Para não ter que aplicar uma quantidade muito grande de base no rosto, aproveite a sobra do pincel para ir 'esticando' para as áreas menos carentes, como o queixo, o maxilar, parte do pescoço e a parte superior da testa", completa o maquiador da Chanel.

Dica: Procure as bases que contém proteção contra os raios UVA e UVB.

O último passo em se tratando de correção é o mais básico de todos: finalizar com pó. "O pó vai dar um aspecto aveludado para a pele e é ele que vai dar o acabamento natural, aquela sensação de rosto lisinho e bem cuidado", afirma Jorge.

Para isso, nada melhor do que um pó ultrafino. "Nesse caso a maquiagem precisa ter a textura mais fininha e leve possível para não ficar com aquele rosto chapado e totalmente artificial, denunciando a maquiagem e ainda por cima cobrindo os poros", alerta o especialista. Além de tudo isso, o pó também é capaz de dar luminosidade à pele. A cor escolhida deve ser o tom natural.

O pó deve ser aplicado com um pincel um pouco mais grosso e com fibras naturais. Deslize por toda a região do rosto, inclusive no pescoço. Continue deixando os lábios de fora.

Dica: antes de comprar o pó, certifique-se de que ele tem mesmo um tom natural para sua pele e que seja realmente muito fino.

Realçando traços naturais

Para ficar com uma maquiagem realmente nota dez é necessário enaltecer a naturalidade da pele feminina. Para isso, nada melhor do que um pouquinho de sombra bege escura ou marrom clara para dar profundidade aos olhos, uma camada máscara marrom para não ficar pesado e o mínimo de blush, rosinha ou um pouco alaranjado nas maçãs do resto – meninas, é o mínimo mesmo nada de carregar nesse item e cuidado para não deixar nenhuma pincelada marcada nas bochechas. Uniformize tudo com um pincel de fibras naturais.

Por fim, um gloss rosinha natural para dar um ar de rosto de boneca e pronto! Mais natural e perfeitinho, impossível. Siga a tendência e tenha um ótimo verão!

veja também