Saiba a diferença que a avaliação psicológica antes da plástica pode fazer

Saiba a diferença que a avaliação psicológica antes da plástica pode fazer

Atualizado: Quinta-feira, 30 Julho de 2009 as 12

Foi-se a época em que a cirurgia plástica era a panacéia para todas as insatisfações com a própria imagem. Em tempos nos quais a abordagem médica deve ser cada vez mais integral, equipes multidisciplinares integram o corpo clínico dos serviços com foco na estética. "Investir em uma lipoaspiração e manter o sedentarismo e uma dieta não balanceada tende a levar a resultados pouco satisfatórios e provisórios", esclarece Dr. Cristiano Fleury, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

O especialista, que comanda em Brasília um centro que leva seu nome, optou pela assistência ampla, com a participação de psicólogo, nutricionistas, nutrólogo, fisioterapeuta e incentivo à prática esportiva. "Com isso, o paciente torna-se mais consciente de seu papel e o procedimento mostra resultados melhores e mais duradouros", comenta.

A novidade começa na consulta inicial que pode, de acordo com cada caso e com a demanda do paciente, contar com acompanhamento psicológico. "É importante compreende o fator que mobiliza o indivíduo na busca pelo procedimento. Alguns pacientes podem vivenciar distúrbios de percepção do próprio corpo, muitas vezes pressionados pelos excessos da mídia. Há ainda, aqueles que buscam um ganho secundário a partir da cirurgia - como uma promoção ou o sucesso afetivo. A atuação do psicólogo é de suma importância nesses quadros", explica Dr. Fleury.

Uma vez confirmada a indicação, a nutrição atua como importante aliada para os resultados dos procedimentos corporais. É fato que uma alimentação equilibrada é imprescindível tanto no preparo do paciente, quanto na fase pós-cirúrgica. "Todos desejam mudanças de longa duração", comenta o médico. Ele vai além: "É preciso lembrar que a cirurgia plástica não trata a obesidade, sendo uma boa opção para o tratamento da gordura localizada". O médico lembra também, da importância da atividade física regular para a beleza e, especialmente, para a saúde.

veja também