Saiba como acabar com as manchas no buço, virilha e axilas

Saiba como acabar com as manchas no buço, virilha e axilas

Atualizado: Sexta-feira, 17 Dezembro de 2010 as 10:13

Por que a mancha aparece?

O buço, as axilas e a virilha possuem tendência natural a manchar. E a depilação contribui: ao ser agredida, a pele reage com um aumento na produção de melanina, o que causa o escurecimento. Alterações hormonais e exposição ao sol também propiciam o surgimento da marca.

Quais os métodos depilatórios que mais causam o escurecimento?

Todos agridem a pele de alguma maneira. Porém, a cera quente e fria são as que mais traumatizam e, consequentemente, escurecem as regiões. A lâmina é uma das técnicas menos agressivas, apesar do resultado durar pouco.

Existe algum tipo de pele mais propenso a manchar?

As peles morenas e negras têm mais melanina, portanto, maior probabilidade de escurecer. As gestantes também devem tomar cuidados por causa das alterações hormonais.

Quais cuidados tomar durante a depilação?

Se você não abre mão da cera e tem tendência a desenvolver manchas, o ideal é alternar o estica-e-puxa com a lâmina - ou clarear os pelos. Cremes pós-depilatórios, feitos com ingredientes calmantes e anti-inflamatórios, também diminuem as chances de surgirem marcas. E faça a depilação pelo menos três dias antes de tomar sol, pois a exposição também estimula a produção de melanina.

O desodorante pode escurecer as axilas?

Sim, pois alguns deles contêm agentes que agridem a pele (como álcool, por exemplo). Então, prefira os específicos para peles sensíveis. Sob o sol, não deixe de passar filtro solar nas axilas, principalmente se estiver fazendo tratamento com ativos clareadores.

Manchou... E agora?

Procure um dermatologista para ele identificar o agente causador das manchas e receitar o melhor tratamento - do uso de substâncias clareadoras para passar sobre o local a um peeling. O método escolhido e o número de sessões depende do local, da pele e do grau de escurecimento.

Dá para prevenir?

Protetor solar é a palavra-chave. Isso significa usar filtro todos os dias! Nas 24 horas seguintes após a retirada dos pelos, não passe desodorante e evite calcinhas e calças apertadas.

Receita clareadora

Apesar de não ser tão eficaz quanto os tratamentos dermatológicos, a receita abaixo suaviza as áreas escuras

Ingredientes:

100 ml de água

1/2 pepino cortado em fatias

4 folhas de hortelã

2 gotas de óleo essencial de lavanda

Modo de fazer:

Misture tudo e deixe descansar de um dia para o outro. No dia seguinte, coe e coloque o líquido em um borrifador. Guarde na geladeira por uma semana.

Modo de usar:

Borrife o líquido no rosto pela manhã. Espere secar e aplique protetor solar.

veja também