Saiba como andar de salto com elegância

Seguindo a prática certa, é possível desfilar com o calçado assim como as modelos

Fonte: DoutissimaAtualizado: quarta-feira, 8 de julho de 2015 18:24
Salto alto
Salto alto

Salto alto é sinônimo de elegância e feminilidade. Apesar de irresitíveis a qualquer mulher, é preciso ficar atenta ao tipo e tamanho para evitar tropeços e até problemas de saúde.

Segundo indica o consultor de moda e stylist Arlindo Grund em artigo publicado no site Doutissima, para sair de casa com salto alto, a mulher deve se sentir segura. “Jamais saia de casa com salto se não sabe andar. É certamente uma das situações mais deselegantes que existem”, aponta ele.

Andar de salto significa para muitas iniciantes um desafio. A primeira dificuldade que as mulheres encontram ao calçar uma plataforma é manter o equilíbrio. Isso ocorre porque o pé se adapta ao formato do calçado e acaba sendo moldado por ele.

Assim, quando a pessoa está muito acostumada a andar com sapatos baixos, os pés têm resistência à posição vertical. Segundo Arlindo, os principais erros cometidos na hora de usar um salto alto são a falta de equilíbrio e uma postura inadequada.

“Quando você coloca um salto, já ganha uma outra postura. É preciso manter o corpo reto, ter firmeza no andar e movimentar os joelhos de forma natural”, indica ele.

Arlindo aponta, ainda, alguns cuidados essenciais na hora de compor um look com salto alto. De acordo com ele, o sapato já assegura uma postura elegante e, por isso, é preciso manter o restante do visual harmonioso. “O cuidado deve ser nos complementos, para não ficar com uma imagem vulgar”, orienta.

Confira as dicas do processo de adaptação para saber como andar de salto, listadas pelo consultor.

1. Comece com o salto Sabrina

Com no máximo 6 cm de altura, o salto Sabrina – também conhecido como salto gatinho – é ideal para quem quer começar a treinar o andar. Charmoso, o calçado faz parte do guarda-roupa feminino desde a década de 50, quando Audrey Hepburn desfilou o modelo no filme “Bonequinha de Luxo”.

sapato salto alto2. Avance para o modelo Anabela

O salto Anabela começa no alto do calcanhar e vai diminuindo gradualmente até a parte da frente do pé. Estiloso, foi febre entre as décadas de 30 e 40 e, desde então, permanece no universo feminino. É uma boa aposta para quem está aprendendo a andar com salto alto.

3. Passe para o salto grosso

Após treinar a caminhada com os saltos mais confortáveis, você pode partir para o uso da plataforma. Inicialmente, opte pelos modelos com salto grosso, que ainda facilitam o equilíbrio.

4. Por fim, experimente o salto fino

Quando já estiver segura, você pode começar a usar os modelos com salto fino e alto. Mas lembre-se, sempre, de manter a postura reta e movimentar os joelhos com naturalidade.

Gostou das dicas sobre como andar de salto? Deixe um comentário! E que tal tirar aquele seu sapato de salto lindo do armário e começar a treinar o andar agora mesmo?

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições