Não há mulher que resista a um salto alto. Apesar de ser impossível usar todos os dias, vale a pena ter um no armário e que seja indicado para você.
Existem diversos formatos e um que caia melhor em você, de acordo com grossura e tamanho das suas pernas.
Segundo Renata Aragão, estilista da Bléque, marca de sapatos e acessórios, o público feminino de pernas compridas deve usar saltos até 8 centímetros (cm). 'Assim elas não ficarão com as pernas ainda mais longas', explica. Já o salto anabela e os calçados tom da pele favorecem a mulher de perna curta. E, independente do tamanho e grossura desse tipo de salto, esse modelo não promove a sensação de desproporção por conta do visual bloco', ensina.
Para mulheres de pernas finas, salto fino e amarrações são indicadas. Para as grossas, prefira os peep toe (modelo que mostra só a pontinha dos pés) e sapato estilo boneca. Já as mulheres que têm pernas gordinhas por estarem acima do peso, devem investir no salto cone - que começam bem largos e ficam mais finos - e no formato 'peito do pé à mostra'.
'Evidenciar o peito dos pés alonga e disfarça a desproporção do corpo, caso esse seja o desejo da mulher'. Elas devem evitar o salto agulha e ficar atenta às sandálias com tiras, pois os recortes no sapato podem marcar. 'Explore as de tiras grossas, além de scarpin e boneca”, exemplifica.
Conheça 6 dicas para arrasar no salto alto.
Para pernas compridas, saltos de até 8 cm
Segundo a estilista de sapatos e acessórios, mulheres de pernas compridas ficam melhor com saltos entre 7,5 e 8 centímetros (cm). “Isso para não ficarem com pernas muito mais longas. Elas podem abusar dos saltos com bicos arredondados, mas devem evitar os de bico fino, pois alongam a silhueta”, ensina.
Para pernas curtas, salto anabela e calçado tom da pele
As mulheres de pernas curtas podem abusar dos saltos com bico fino e marcados, como o meia pata - plataforma apenas na frente do salto - e o scarpin. “Todos eles vão ajudar a alongar, desde que o sapato não se destaque demais. Para elas, o ideal é salto entre 10 e 12 cm, mais altos do que isso vão compor um visual desproporcional”.
O salto anabela é outra opção para alongar.“Independente do tamanho e grossura, esse modelo não promove a sensação de desproporção devido ao visual estilo bloco”.
Para pernas grossas, peep toe e sapato estilo boneca
Segundo a estilista, o modelo peep toe (modelo que mostra só a pontinha dos pés) é ideal para mulheres de pernas grossas. Scarpins e sapatos boneca também são indicados. “Quanto mais aparecer o peito do pé, melhor, afinal disfarça a desproporção do corpo e que poderia ser ocasionada por outros tipos de sapatos, ainda mais os de bico fino”.
Para pernas gordinhas, salto cone e peito do pé à mostra
Para quem está acima do peso, a altura do salto não é um quesito influenciador, segundo Renata Negrão. Mas usar modelos que evidenciem o peito dos pés alonga e disfarça a desproporção do corpo, caso esse seja o desejo da mulher.
Para pernas finas, salto fino e amarrações
Para quem tem pernas finas e, principalmente, os tornozelos, “se jogue nas ankle boots, anabelas e plataformas. Quanto mais fino o salto, mais harmonia sentirá. E, quanto mais tiras, amarrações e detalhes na região do tornozelo e sapatos bem trabalhados no peito do pé, mais volume às pernas. As botinhas ankle, principalmente as que cobrem o tornozelo e batata da perna são ideias', ressalta a estilista. “Fique atenta: evite saltos muito grossos e pesados, pois oferecem a sensação de desproporção ao visual”.
Para todas as pernas, anabela e salto quadrado
A sandália anabela está entre as mais pedidas e democráticas, segundo a estilista. “Esse estilo é permitido para todas elas e nunca saem de moda. Além desse modelo, o salto quadrado também combina com os mais variados estilos de pernas”.
Com informações de: MSN
Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia
O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições