Saiba como controlar os cachos e volume com o corte ideal

Controle os cachos

Atualizado: Terça-feira, 31 Janeiro de 2012 as 1:53

Os cabelos naturais e cacheados estão em alta e substituíram os lisos, efeitos da chapinha e tratamentos como alisamento e escova progressiva. Mas dúvidas muito comuns são de como cuidar desse tipo de madeixa. Afinal qual o melhor corte? Como deixar os cachos definidos e controlados? Como tirar o volume? Já que a tendência da vez é assumir os cachos, nós vamos ensinar como deixá-los lindos.

Corte ideal para a madeixa cacheada

De acordo com Sérgio G, cabeleireiro do Studio W, o ideal é que o cabelo cacheado seja cortado em camadas degradê e em formato ovalizado. "Dessa forma, o volume do cabelo fica distribuído e sem efeito quadrado nas pontas", explica. O especialista não recomenda o corte com base reta, efeito que fica muito bom na madeixa lisa, mas não combina com os cachos.

O cabeleireiro também não indica que quem tem cabelo cacheado use franja. "Isso depende muito da intensidade do cacheado. Se for ondulado, tudo bem, mas se for cacheado e crespo, não é recomendado. Cabelo crespo com franja lisa não funciona. Essas duas texturas juntas não combinam e nem ficam harmônicas", garante o expert.

Mito ou verdade: o cabelo cacheado tende a ser mais ressecado?

Infelizmente é verdade que a madeixa cacheada é mais ressecada do que a lisa e isso acontece por dois motivos. O primeiro é que o formato irregular do fio faz com que a oleosidade natural do couro cabeludo chegue menos às pontas. Nesse caso, a auto-hidratação não chega com facilidade até a base do cabelo e o resultado é uma tendência maior ao ressecamento. Outro agravante é que diferente do cabelo liso, em que os fios são compactos um ao outro, o cacheado forma espaços entre os fios, que ficam mais expostos às ações naturais, como ar, poluição.

Como controlar os cachos e evitar o volume excessivo?

Segundo o cabeleireiro Jeferson Ribeiro, do Jacques Janine, o leave in é o produto que não pode faltar no dia a dia das mulheres com cachos. "Essa é a peça-chave da madeixa cacheada, porque doma os fios arrepiados e tira o volume", diz. 

Sérgio G completa dizendo que produtos como gel, pomada, sérum e ativador de cachos também são interessantes. "O ideal é lavar com shampoo e condicionador próprios para madeixas cacheadas e aplicar no cabelo ainda úmido o produto escolhido", ensina. Uma dica valiosa dada pelo especialista é ativar os cachos com toalha ou papel toalha. Ou seja, aplicar o produto no cabelo e fixá-lo com papel toalha na direção de baixo para cima. Depois de seco, Jeferson alerta para que as mulheres não penteiem o cabelo para não perder o efeito cacheado e não armar.

veja também