Saiba como domar os cabelos crespos e secos

Saiba como domar os cabelos crespos e secos

Atualizado: Segunda-feira, 15 Março de 2010 as 12

As dicas do livro da Cris - Beleza para a Vida Inteira - renderam tanto, que resolvemos trazer outro assunto interessante para compartilhar com as nossas internautas. Dessa vez, vamos falar sobre os tipos de cabelo mais difíceis para cuidar e tratar no dia-a-dia. Afinal, todos merecem cuidado especial. Existem os fios crespos, com volumes, tintos, brancos, arrepiados, oleosos, alisados...

Nessa edição, vamos falar da combinação indomável do fio crespo e seco. Esse tipo de cabelo tende a ser mais seco porque seu formato ondulado impede que a oleosidade produzida pelo couro cabeludo chegue inteiramente até as pontas. Além de hidratar, a gordura funciona como lubrificante do fio. Em menor quantidade, deixa o cabelo mais frágil e difícil de pentear.

Para manter os cachos controlados, só existe uma maneira: muito cuidado e produtos especializados. Invista  em agentes ricos em hidratantes, que controlam o volume, definem os cachos e deixam os fios macios. Depois de lavar, não dispense o leave-in. Aplique no cabelo úmido e "amasse" os cachos com as mãos.

Máscara hidrataste, banho de creme e nutrição profunda devem fazer parte da sua rotina de beleza pelo menos a cada quinze dias.

Dicas:

- se você quer manter o volume sob controle, fique longe do repicado na base. Esse tipo de corte desorganiza totalmente o sentido dos cachos, deixando os fios arrepiados. Prefira os cortes retos e mais longos.

- os cabelos crespos pedem formulações ricas em manteiga de karitê e abacate. Além de queratina, colágeno, proteínas do trigo, aminoácidos da seda, ceramidas, calêndula e silicone.

- poroso, esse tipo de cabelo absorve mais sujeira e resíduos de produtos do que o liso. Por isso, as mulheres de cabelo crespo costumam lavá-los todos os dias. Mas é preciso ficar atenta, lave os fios duas ou três vezes por semana para não deixá-los ainda mais ressecados.

por Natália Vizza

veja também