Saiba como eliminar o tom esverdeado do cabelo

Saiba como eliminar o tom esverdeado do cabelo

Atualizado: Quarta-feira, 3 Fevereiro de 2010 as 12

Cabelos brancos, grisalhos ou loiros muito claros correm o risco de ficarem com o tom esverdeado depois de um tempo. Mas as principais causas deste mal é o cloro da piscina e o uso de tintura não adequada.

De acordo com o cabeleireiro Pedro Paulo Marques, esse problema tem solução. No caso da tintura usada de forma inadequada, o melhor a se fazer é ir a um salão de confiança para que o profissional elimine o aspecto esverdeado passando uma coloração de tom quente (alaranjados e dourados) nos fios.

- O melhor tom para a correção do resultado vai depender da cor da haste capilar e o estado dos cabelos.

Já no caso do cloro da piscina - e, ainda mais depois das férias e do verão, muitas mulheres de madeixas claras acabam ficando com os cabelos esverdeados - há como tentar corrigir o problema em casa, segundo Marques.

Na realidade, o cabeleireiro explica que o verdadeiro culpado pelo tom esverdeado "não é o cloro, e sim o cobre, que também é usado para tratar a água".

- Esse elemento químico liga-se à queratina do fio, podendo deixar o fio verde, seja nos loiros naturais ou nos tingidos.

- Faço um tratamento à base de coloração com tons quentes. Após o tempo de pausa para a ação da tintura, lavo o cabelo com xampu neutro e em seguida aplico um cosmético próprio para ser usado após a coloração, que restabelece o pH do fio e ajuda a bloquear a oxidação e o desbotamento do fio. Para a cliente continuar o tratamento em casa, indico produtos específicos para cabelos tingidos.

Para tratar do problema em casa, quando a causa não é o mau uso da tintura, Marques recomenda uma receitinha.

- A mulher pode aplicar leite no cabelo, deixando os fios bem encharcados. Depois de uma pausa de dez minutos, deve-se retirar o excesso de leite com pente e repetir a operação até eliminar o tom esverdeado. Mas se o verde persistir, o processo precisa ser feito por mais alguns dias. Tudo vai depender de cada tipo de cabelo.

Para evitar que os fios fiquem com aspecto esverdeado, Marques aconselha o uso de um leave-in (creme sem enxágue) próprio para banhos de piscina e mar.

veja também