Saiba como evitar o ressecamento da pele no inverno

Saiba como evitar o ressecamento da pele no inverno

Atualizado: Quinta-feira, 29 Julho de 2010 as 9:21

O frio chega e traz com ele a vermelhidão na pele e, em alguns casos, descamação. Neste período do ano, é preciso reforçar os cuidados com a pele do corpo e do rosto. 

Segundo especialistas, só o filtro solar não basta para proteger a pele. 

Entre os procedimentos que devem ser feitos com mais freqüência no inverno está a esfoliação, que retira uma camada de células mortas e prepara a pele para absorver melhor o hidratante. 

Aprenda a escolher um bom hidratante para a sue pele:

Quando o inverno chega para valer, o assunto hidratante corporal vem à tona porque a pele tende a ficar mais ressecada. Mas atualmente os hidratantes já estão tão poderosos que são capazes de prevenir estrias, evitar a flacidez e até aumentar a sensação de bem-estar.

O R7 conversou com Joyce Quenca, cosmetóloga da USP, para que ela ensinasse como encontrar um bom hidratante em meio a tantas opções e, principalmente, para nos ajudar a entender o que faz um creme corporal ser realmente eficaz.

R7 - Agora que o inverno chegou, é necessário comprar um hidratante especial, mais concentrado?

Joyce Quenca - Sim, pois durante o inverno a pele se torna vulnerável a agressões do meio externo. Por isso, o ideal é aumentar a barreira protetora da pele com ingredientes que atuem como formadores de cristais líquidos e repositores de lipídeos [gorduras] naturais.

R7 - O que são os cristais líquidos?

Joyce -  Eles protegem a pele, aumentam a eficácia dos produtos hidratantes, facilitam a absorção dos ativos do creme e formam um filme protetor sobre a pele, para combater a desidratação cutânea. Cremes com lecitina de soja e óleos vegetais, como óleo de café, calêndula, tomate, copaíba e andiroba, facilitam a formação desses cristais líquidos na pele. 

R7 - Ao comprarmos um hidratante, como devemos avaliar o rótulo do produto?

Joyce - Deve-se levar em consideração os testes de dermatologicamente testados para comprovar sua segurança de uso. No caso de peles sensíveis e com problemas de desidratação, o ideal é consultar um dermatologista para que ele prescreva um produto adequado a esse tipo de pele. Cremes que prometem estimular as aquaporinas, que são canais de água da pele responsáveis pela hidratação do tecido da pele, são excelentes opções. 

R7 - E quanto aos ativos presentes na fórmula, quais são mais eficazes?

Joyce - O hidroviton e ácido hialurônico estimulam o fator de hidratação natural da pele e são bem procurados por manterem o corpo hidratado por mais tempo. As manteigas de tucumã, cupuaçu, maracujá e copaíba, luxesense (ativo com lipídeos e bioativos naturais responsáveis pela proliferação de fibroblastos e colágeno, que aumentam a firmeza da pele), juntamente com o óleo de açaí, são protetores. Além disso, prefira sempre os produtos sem fragrância e com óleos essenciais, pois eles ativam a memória olfativa e aumentam a sensação de bem-estar. Além desses, o óleo de linhaça dourada repõe os ômegas e os lipídeos necessários para a função barreira da pele, e o aquasense estimula as aquaporinas. Ativos de uso tradicional, como óleo de amêndoas, oliva e semente de uva, vitamina E, vitamina C, colágeno e elastina, também são eficazes para evitar que a pele sofra com as agressões do frio.

R7 - Existe algum ingrediente novo no mercado da beleza no sentido de hidratação?

Joyce - Alguns cremes possui nanotecnologia para o que chamamos de hidratação de alta performance, que consegue atingir as camadas mais profundas da pele. Bons exemplos são os Nano A, C e E, com polifenois. 

R7 - Os cremes mais “pesados” e densos são mais eficazes?

Joyce - Não necessariamente, pois podem ser mais oclusivos [termo usado para produtos que podem tapar os poros e não deixar a pele respirar]. Os cremes mais eficazes são aqueles que apresentam ingredientes bioativos naturais. A textura do creme não influencia na sua eficácia, é necessário avaliar a quantidade de álcool e de óleo mineral da formulação, pois eles são oclusivos e pode obstruir os poros. 

R7 - É verdade que, se passarmos freqüentemente o hidratante corporal, podemos até evitar estrias?

Joyce - Sim, pois a pele hidratada é uma pele saudável e apresenta sua função barreira íntegra. 

R7 - Então qual é o melhor creme para evitar estrias?

Joyce - Qualquer hidratante rico em vitaminas e ingredientes ativos de alta performance pode evitar o aparecimento de estrias, pois a pele hidratada com elasticidade dificilmente apresentará esse problema. Evidências científicas já comprovaram que o óleo de açaí evita e ameniza o aspecto das estrias por apresentar polifenois e fitoativos que aumentam a elasticidade e hidratação. 

R7 - Atualmente tem se falado muito nos produtos naturais e amigos do meio ambiente. Eles são mais eficazes?

Joyce - Os produtos com selo Ecocert e IBD, por exemplo, mostram que o produto é orgânico, ou seja, que é obtido de fontes sustentáveis e plantações orgânicas. Os produtos que contêm óleos essenciais geralmente são livres de fragrância, ativam a memória olfativa, melhoram a textura e o toque do produto na pele e aumentam a hidratação. Os produtos orgânicos contêm ativos naturais e compatíveis com a pele e são indicados para peles sensíveis e para consumidores que tenham como desejo contribuir para um mundo sustentável, com uma postura de adquirir produtos que ajudem a preservar os recursos naturais do planeta.

veja também