Saiba como fazer a limpeza do cabelo

Saiba como fazer a limpeza do cabelo

Atualizado: Quarta-feira, 23 Setembro de 2009 as 12

Cada cabelo tem a sua característica e precisa de cuidados específicos. Mas o problema é que com a quantidade de opções e tratamentos, fica difícil encontrar o produto adequado para fazer a limpeza e manutenção dos fios. Com tanta variedade, como fazer a escolha correta?

Para o especialista em desenvolvimento de produtos capilares da Biotec Dermocosméticos, Everton de Freitas, as pessoas devem ir à perfumaria com a certeza das características do cabelo que têm, para não se confundir com tantas propagandas, pois a aquisição de um produto errado traz resultados adversos, ou seja, pode danificar os cabelos. Se uma pessoa que tem cabelo seco usar um shampoo para cabelo oleoso, por exemplo, o resultado pode ser o ressecamento.

"É importante explicar que o cabelo possui uma estrutura com dois tipos de cargas: negativa e positiva. O shampoo possui somente carga negativa (aniônica), que tem como principal função a limpeza. Já o condicionador possui carga positiva (catiônica) que, além de fechar a cutícula dos fios, desembaraça os cabelos e repõe a camada lipídica, removida pelo shampoo, neutralizando as cargas dos cabelos. Caso contrário, se uma carga for maior que a outra, os cabelos também poderão ressecar. É importante utilizar os dois produtos para equilibrar as cargas. Sempre primeiro o xampu e depois o condicionador, nunca os dois juntos", comenta Freitas.

O jeito que se lava o cabelo também conta muito para a limpeza e o bom resultado. Não adianta concentrar o produto nas mãos e colocá-lo sempre na mesma região deixando escorrer pelos fios. Dilua o shampoo nas mãos e massegeie o couro cabeludo suavemente, assim como o cumprimento.

Identifique o seu tipo de cabelo

Cabelo Normal: O cabelo tem vida e força. As pontas não são quebradiças e o cabelo tem um brilho saudável.

Cabelo Seco: O cabelo tem vida e é forte, porém é difícil de controlar. As pontas são quebradiças e têm ainda uma cor opaca. Este é o tipo de cabelo mais comum e seu ressecamento pode estender-se ao couro cabeludo, causando caspa.

Cabelo Misto: São secos e oleosos, ao mesmo tempo. Pode parecer um pouco ilógico, mas se você tiver o couro cabeludo oleoso e as pontas secas, este é o seu tipo.

Cabelo Oleoso: O cabelo pode ser forte ou fraco. Tem uma aparência pegajosa e gordurosa. Esta condição normalmente se estende até o couro cabeludo causando excesso de coceira e caspa, esta última contribuindo para imperfeições na face.

Você sabia? - As pessoas que praticam natação precisam ficar atentas, é muito comum lavar o cabelo depois do treino. Mas essa rotina acaba prejudicando muito a fibra capilar, porque o cloro ou o sal usados em piscinas têm a função antibactericida e fungicida, que na realidade deixam os cabelos extremamente limpos. Nesse caso, o ideal seria enxaguar muito os fios para tirar todo resíduo da água da piscina e condicioná-los com um creme, dispensando o uso do shampoo nesse dia. Pode ser estranho, mas como o serviço de limpeza já foi feito pela água da piscina, o uso do shampoo, força ainda mais a limpeza, destruindo as fibras dos cabelos, deixando-os extremamente ressecados - finaliza o hairstylist Marcos Coraza.

veja também