Saiba como garantir seios firmes

Saiba como garantir seios firmes

Atualizado: Segunda-feira, 30 Agosto de 2010 as 9:29

O sonho de toda mulher é ter seios firmes, rígidos e tonificados (e grandes, de preferência), mas nem todas tem essa "sorte". Se você está entre aquelas que não está nada satisfeita com o aspecto dos seios, não se preocupe e saiba que existem tratamentos para combater a flacidez e garantir a tão desejada firmeza do busto.

Consultamos dois especialistas para saber o que as mulheres devem fazer nesses casos. De acordo com o dermatologista Marcelo Bellini, o ideal é fazer tratamentos cosméticos e estéticos, além de exercícios físicos. "As mulheres devem hidratar os seios todos os dias com cremes que contenham os seguintes princípios ativos: densiskin, DMAE, pro-collasyl, vitamina C e E", diz. O médico explica que esses princípios ativos estimulam a formação de colágeno, que tem a função de unir e fortalecer os tecidos.

Além disso, para garantir resultados mais eficazes, o dermatologista recomenda três tratamentos: peeling de cristal, VelaShape e carboxiterapia. O peeling de cristal, seguido de ácido retinóico 5 a 7%, estimula a produção de colágeno e elastina. A indicação é fazer uma sessão a cada 15 dias.

Já o VelaShape é um equipamento que reúne três técnicas: sistema de sucção (que isola a área afetada), infravermelho (que aquece a região) e radiofreqüência bipolar (que atinge as camadas mais profundas) e é indicado para as mulheres que possuem seios flácidos. "Esse equipamento melhora a circulação local, estimula a produção de colágeno e faz com que o colágeno volte à posição inicial", explica Bellini. O recomendado é fazer 12 sessões - duas por semana.

A carboxiterapia, outro tratamento indicado pelo médico, consiste na aplicação de gás carbônico através de infusão nos tecidos com pressão controlada e os resultados são melhora na circulação, oxigenação e conseqüentemente na produção de colágeno. Nesse caso, deve-se fazer entre 10 a 12 sessões - uma vez por semana.

Os seios são formados por pele, gordura e glândulas, mas é o músculo peitoral que lhes dá sustentação, por isso, é importante fazer exercícios físicos para melhorar a estética e fortalecer a musculatura. O personal trainer da Reebok Sports Club, Guilherme Moscardi indica um trabalho de hipertrofia (aumentar o tamanho dos músculos) para ajudar a resolver o problema e garante que é possível melhorar a estética das mamas em casa, desde que se tenha uma disciplina de fazer sempre. Confira os exercícios recomendados por ele:

1. flexão de braços - deve começar com os joelhos apoiados no chã/colchão, e flexionar os braços para ficar com peito mais próximo do chão (com pouca amplitude e aumentar gradualmente). Fazer 3 séries de 15 repetições.

2. apertar uma bola - segurar uma bola com as duas mãos, com os cotovelos na altura das mãos e apertar a bola. Fazer 3 séries de 15 repetições.

3. flexão com uma mão apoiada em uma almofada - repetir a flexão de braços. Fazer 3 séries de 15 repetições.

4. levantar um saco de arroz (5 kg) - pode começar com 2 kg. Fazer 3 séries de 15 repetições.

Dicas para evitar flacidez:

- Evitar o efeito "sanfona" (engorda e emagrece);

- Segundo Moscardi, o tamanho das mamas varia muito ou por ganho de peso ou por hipertrofia das glândulas (no período da amamentação). Nesses casos, o que ajuda muito é uma manutenção dos níveis de hidratação, ou seja, beber muito líquido e passar hidratante diariamente;

- E para mulheres que engravidam, durante a adolescência ou mulheres que estão amamentando (períodos em que os seios tendem a aumentar), o ideal é usar sutiã de sustentação, que dêem suporte verdadeiro, principalmente para exercitar-se.

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