Saiba como manter as mãos jovens e bonitas

Saiba como manter as mãos jovens e bonitas

Atualizado: Quarta-feira, 19 Agosto de 2009 as 12

Cuidar do rosto e do corpo está na pauta do dia de mulheres e homens que reconhecem a importância de uma imagem saudável. Contudo, muitos se esquecem de investir nas mãos e são elas, junto com o pescoço, que rompem a tentativa de manter em sigilo da idade. E o pior: algumas até acrescentam anos por conta do envelhecimento precoce.

De acordo com o médico Gilvan Alves, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, as mãos envelhecem mais rápido que todas as outras partes do corpo. Isso porque são revestidas por uma pele muito fina e ficam expostas às condições climáticas. Por isso ficam desidratadas, perdem elasticidade e ganham manchas. "Outro fator que causa o envelhecimento da região é o manuseio de produtos de limpeza sem o uso de luvas", revela o médico.

Os cuidados começam em casa. Dr. Gilvan destaca o uso diário de protetor solar, fator mínimo 15, com aplicação duas vezes ao dia - pela manhã e após o almoço. "O uso de hidratantes à base de uréia é essencial para combater o ressecamento", orienta o dermatologista.

Para tratar os sinais do tempo, a medicina conta com considerável arsenal. Para renovar a pele, uma boa opção é o peeling, que gera a descamação da camada superficial. Outra alternativa é a despigmentação com o uso de ácido retinóico, que ajuda a conferir uma boa textura.

A luz pulsada é outro tratamento de grande eficácia. O procedimento é feito com feixes de luz que atravessam a pele, clareando as manchas. "É excelente, uma vez que também estimula a produção de colágeno", explica Dr. Gilvan. No campo dos procedimentos invasivos, o enxerto de gordura ajuda a rejuvenescer a região, minimizando o aspecto enrugado. Para resultados seguros, todos os tratamentos devem ser realizados sob orientação médica.

veja também