Saiba como montar dietas para dias quentes e frios

Saiba como montar dietas para dias quentes e frios

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:54

É possível seguir à risca a dieta e buscar por alimentos saudáveis em qualquer estação do ano. Cardápio leve e nutritivo é algo que deve ser perseguido sempre. Ao invés de procurar por fórmulas milagrosas e que prometem emagrecer em curto prazo, especialistas aconselham, inclusive, que as pessoas optem por uma dieta que vise uma melhor qualidade de vida e para o ano todo. Para isso, receitas e truques valiosos podem ajudar na busca pelo peso ideal. Veja algumas dicas e bom apetite!

Delícias saudáveis para o frio

Grande desafio entre os adeptos da dieta é atravessar o inverno sem enfrentar com vergonha a balança depois do fim da estação. Para que nenhum esforço vencido ao longo do ano caia por água abaixo, basta consumir os alimentos prazerosos - e gordurosos - com moderação, além de evitar o sedentarismo.

Fondues, queijos, vinhos e outras guloseimas típicas da estação desafiam os olhos e animam o apetite. O recomendado, segundo nutricionistas, é equilibrar. Se um dia se consumiu um desses alimentos, no outro é importante correr atrás do prejuízo e buscar por itens saudáveis.

Uma gama de delícias leves auxilia você a curtir a estação mais fria do ano com prazer. As sopas, com uma seleção especial de legumes e verduras, são importantes para aquecer e nutrir. Procure, claro, ficar longe de receitas com creme de leite e queijos gordurosos.

Para temperar sua sopa, lance mão de ervas naturais, como o manjericão e salsinha, ou missô - pasta fermentada de soja. A aveia é outra amiga na hora de preparar o caldo quentinho por engrossar a receita e ser rica em nutrientes e fibras - o que ajuda no fluxo intestinal.

Outro fator que não deve ser deixado de lado é a hidratação. Apesar do corpo não pedir tanta água como no verão, é importante não descuidar do consumo de líquidos. Sucos de frutas orgânicas e água de coco também são bebidas que proporcionam boas doses de nutrientes ao organismo.

Já as bebidas alcoólicas, como os vinhos, precisam ser evitados. Além de serem uma porta de entrada para os quilos indesejados, esses tipos de bebida ajudam a desidratar o corpo. Se mesmo assim você quiser descontrair e beber um pouquinho, opte por coquetéis com menos adição de álcool.

Sabor no ritmo das altas temperaturas

Para desfilar de biquíni sem medo ou apostar em looks mais ousados típicos da estação, basta seguir firme se alimentando de ingredientes saudáveis e optar por modos de preparo mais "magros".

Frutas, verduras, legumes e cereais podem e devem ser consumidos em abundância e, de preferência, crus. Saladas de frutas coloridas enriquecem o organismo e equilibram o corpo e podem ter a receita incrementada com cereais.

No caso dos alimentos naturais, dica extra para o verão: para manter o bronzeado com saúde e sem ganhar peso, abuse de alimentos com cor alaranjada ou verde-escuro - como abóbora, cenoura, brócolis e espinafre. Estes itens são ricos em betacaroteno, que ajudam na formação de melanina, o pigmento presente na pele para proteção e promoção da cor bronzeada.

Na hora de preparar os pratos, troque frituras por grelhados. Como no inverno, prefira queijos magros. O creme de leite também pode ser facilmente substituído por iogurte. Refrigerantes devem ser deixados de lado. Para beber, delicie-se com sucos - que hidratam e nutrem - e água. Alie o cardápio rico e leve com exercícios físicos. Aproveite a estação mais quente do ano e opte por atividades ao ar livre.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições