Saiba como retirar manchas diversas em suas roupas

Saiba como retirar manchas diversas

Atualizado: Quarta-feira, 11 Setembro de 2013 as 11:39

A maioria das pessoas já passaram por situações nada agradáveis, como derramar certos alimentos sobre a roupa. O pânico vem depois quando não se sabe o que fazer para retirar aquela mancha e recuperar a cor da peça.

Algumas dicas da vovó costumam resolver a situação.

Conheça os tipos de manchas que podem ser removidas e seus métodos.

Molho de tomate
O molho de tomate sempre causa “pânico”, ainda mais se cair numa roupa de tecido claro. Mas temos dicas para tornar a remoção mais simples. Se estiver fora de casa e não for possível lavar imediatamente a peça, use um guardanapo ou lenço de papel para absorver o excesso. Depois lave normalmente, de preferência em água morna. Se puder, deixe a roupa de molho por uma hora antes de prosseguir com a lavagem.
 
Café
Manchas recentes devem ser lavadas na hora. Já as antigas, devem ser removidas com pano molhado em glicerina (fazer o procedimento por meia hora) e depois lavar com água quente e sabão.
 
Batom
Antes de lavar, passe um algodão para tirar o excesso. Em seguida, lave com um detergente alcalino. Caso a mancha não saia, pegue um removedor e um pouco de detergente neutro e misture. Esfregue a mistura na mancha suavemente e coloque para lavar.
 
Ferro de Passar
Manchas suaves devem ser molhadas com água pura e expostas ao sol. Em casos de manchas mais acentuadas, coloque o tecido sobre uma toalha felpuda e esfregue um chumaço de algodão com água oxigenada 10 volumes. Em seguida, lave com água pura. Esfregue maisena e deixe ao sol por algumas horas.
 
Gorduras
Molhar uma escova de roupa em uma mistura de água e amoníaco e passar sobre a mancha. Repetir a operação, desta vez embebendo a escova em água e vinagre. Outra maneira de remover a mancha é colocar bastante talco por muitas horas.
 
Sangue
Lavar o tecido com água fria. Se a mancha persistir, lavar novamente com uma mistura de água fria, sal de cozinha e 5% de amônia. Outra opção é lavar com água fria e, em seguida, repetir o processo usando água oxigenada.
 
Esmalte
Usar acetona ou removedor de esmaltes. Em tecidos finos, usar água oxigenada e, em seguida, água e sabão
 
Tinta de Caneta
Esfregue a mancha com álcool, tomando cuidado para não desbotar o tecido
 
mancha de vinhoVinho
Lave o tecido e, em seguida, deixe-o de molho com uma mistura de água quente, sabão em pó e detergente alcalino. Você pode ainda polvilhar, na hora em que o vinho for derramado, bastante sal ou espremer suco de limão. Outra saída é esfregar a mancha de vinho tinto com vinho branco e, depois, lavar com água e sabão.
 
Chocolate
Lavar com água quente e sabão. Em casos de manchas mais profundas, é necessário o uso de água oxigenada.
 
Manchas de outras roupas (Ex: lavando peças claras e escuras juntas)
Para tirar a mancha que uma roupa coloca na outra, ferva a peça com sabão de coco cortado em pedacinhos. Outra dica é pegar um pedaço da casca da cana, (a casca mesmo, não pode ser raspada) e colocar a roupa manchada em uma vasilha juntamente com o pedaço da casca e ferver por uns 15 minutos ou até que a mancha saia. Não a deixe a peça secar com a “nova cor”. Coloque-a em água com um pouco de sabão em pó, numa panela e dê uma fervida, rápida. Mas cuidado, não funciona para roupas sintéticas, pois a fervura deformará o tecido.
 
 
Com informações de: Blog Onça de Tule

veja também