Saiba quem são as mulheres que inspiram ao redor do mundo

Saiba quem são as mulheres que inspiram ao redor do mundo

Atualizado: Sexta-feira, 26 Novembro de 2010 as 10:06

Maquiagem leve ou carregada? Corpo com curvas ou magérrimo? Cílios longos? Curtos? O belo não é concreto. Trata-se de uma ideia, um conceito formado a partir da influência de muitas variáveis. Sendo assim, é impermanente. O que era considerado bonito na década passada pode não fazer sentido hoje. Editoras da Marie Claire de vários países contam qual é o padrão de beleza em sua cultura e quem são as mulheres que inspiram as outras

Turquia

Tugba Büyüküstün Muita maquiagem e cabelos longos como os da atriz: as turcas não gostam do estilo natural

Não seguem tendências de maquiagem, gostam de pintura pesada e forte

"As turcas gostam de curvas no corpo. Infelizmente aqui todas querem ser loiras, mesmo que a maioria tenha cabelo longo, liso e castanho. Elas morreriam para ter cabelos claros e a maioria pinta. Nos últimos anos, no entanto, algumas mulheres aprenderam a gostar dos cabelos escuros, naturais. Por ser uma cor tão ‘contra a corrente’, as mulheres que usam esse tom têm uma aparência considerada mais moderna. As turcas em geral não buscam as últimas tendências de maquiagem. Ainda gostamos da pintura pesada e forte: sombras coloridas, lábios vermelhos e bochechas rosa. Melhor ainda se os olhos forem castanhos e com poucos e longos cílios."

Hungria

Eniko Mihalik A modelo é o tipo ideal para as húngaras: salto alto, cabelos claros e corpo bem longilíneo

O salto alto é praticamente uma extensão do corpo, assim como o silicone nos seios

"A grande maioria das mulheres húngaras tem cabelos e olhos castanhos. No entanto, o que elas desejam são os fios loiros — por isso a descoloração é supercomum por aqui. Já a parte do corpo mais admirada são os seios. Tanto que a cirurgia plástica (também bastante comum no país) mais procurada é o implante de silicone. A estatura das mulheres é mediana, mas uma altura acima de 1,75 m e a forma longilínea são admiradas e vistas como o padrão de beleza. Ou seja, o salto alto tornou-se quase uma extensão do corpo, de tão usado. Algo muito semelhante é visto na Ucrânia e na Rússia, onde todas usam saltos altíssimos."

Estados Unidos

Blake Lively Jeito sexy, cabelo levemente ondulado e pernas longas: ela inspira

A beleza mais admirada ainda é a da loira de olhos azuis, o tipo Barbie

"A beleza mais admirada ainda é a da loira de olhos azuis. Melhor se os cabelos tiverem volume e ondas macias, que transmitam a impressão de ser palpável. Mechas loiras fazem sucesso, mas muitas preferem clarear apenas nas pontas — o que resulta num look praia, como se tivesse sido clareado pelo sol. Uma mulher que personifica esse estilo é a atriz Blake Lively. Todas amam seu jeito sexy despreocupado e suas pernas longas. Ela é o ideal, mas Christina Hendricks, do seriado Mad men, também está despertando as atenções com sua pele pálida, cabelos vermelhos e corpo voluptuoso. Ela está mexendo com o padrão de beleza americano."

Itália

Elisabetta Canalis Com 1,70 de altura, a namorada de George Clooney, é um modelo de perfeição para as italianas

Elas querem ser bem magras e altas, mas com seios grandes e pernas bem torneadas

"O ideal de beleza é ter bastante seio, pouco bumbum, pernas bem torneadas e cabelos compridos — de preferência com mechas loiras. Os homens preferem curvas, mas as italianas querem ser bem magras. Esse estereótipo empurra as mulheres para as cirurgias plásticas. Não somos altas, então a altura também é supervalorizada no país. Há até um ditado que diz ‘mezza altezza, mezza bellez-za’ (meio alta, meio bela). Todo esse ideal tem sido formado pela TV. Ou melhor, pela TV do presidente Berlusconi. Trata-se de um retrocesso para a imagem da mulher que nós, em Marie Claire, não apoiamos."

África

Lorato Moloi Os traços delicados (à la Audrey Hepburn) da modelo sul-africana

Traços delicados no rosto e um corpo com curvas — desde que não sejam muito acentuadas

"As sul-africanas de todas as raças sonham com cabelos longos, lisos e volumosos. Os apliques e o mega-hair são superpopulares por aqui. Gostamos de um look natural, então usamos pouca maquiagem. Se tivermos de nos produzir, dificilmente usamos sombra e batom, optamos por um ou por outro. Uma grande inspiração nesse sentido é a modelo Lorato Moloi, o rosto da campanha da marca Elizabeth Arden. Ela é graciosa, natural e tem traços bem delicados. Quanto ao corpo, algumas curvas até são apreciadas, desde que não sejam muito acentuadas, principalmente nos quadris. O ideal é que apenas os seios sejam fartos."

México

Ana de la Reguera Jeito sexy, corpo com curva e cabelos escuros: a atriz mexicana tem a típica beleza latina

Elas não se importam com a altura, querem curvas generosas e seios fartos

"Nós gostamos de cabelos compridos e levemente ondulados. Geralmente, são grossos e escuros, mas no norte do país as meninas costumam pintá-los de loiro — talvez sejam influenciadas pela proximidade com os Estados Unidos. Isso acontece também em relação aos olhos: embora aqui a maioria tenha escuros, muitas queriam tê-los azuis ou verdes. Quanto ao corpo, o ideal é bem latino: nós valorizamos curvas e seios grandes. As mexicanas medem entre 1,50 m e 1,60 m, e não estão preocupadas com isso, pois os homens também são pequenos. Já o peso, sim, é importante. O sonho de todas é manter as curvas, mas, de uma forma geral, ser magra."

França

Sophie Marceau O estilo low profile, combinado com seu tipo físico, faz da atriz um ideal de beleza na França

As francesas admiram a leveza: corpo magro e look bem natural, praticamente sem maquiagem

"As francesas gostam de um corpo bem magro, esguio. Nosso ideal é 1,75 m de altura e 60 quilos, no máximo. Preferimos também um estilo mais natural, por isso a maquiagem deve ser bem levinha. Se as mulheres tivessem que escolher uma parte do corpo que consideram mais sexy seriam os olhos e as pernas, de preferência longilíneas. Quanto aos cabelos, os mais cobiçados são os fios lisos, longos e escuros, em tons de castanho."

Oriente Médio

Haifa Wehbe Os cabelos escuros e compridos e olhos marcados da atriz libanesa são o sonho das árabes

Os apliques e megahair são um sucesso: tudo por cabelos lisos, grossos e compridos

"As árabes são conhecidas por seus cabelos longos, bem pretos e muito brilhantes. Como a maioria cobre o corpo, o cabelo é o principal sinônimo de beleza. Assim, elas estão sempre ligadas nos lançamentos de tratamentos e colorações. Há, no entanto, algumas diferenças nas preferências de cores entre os países. No Kuwait, por exemplo, fazem sucesso as luzes loiras. Nos Emirados Árabes, as favoritas são as colorações de tons de castanho. Todas, no entanto, adoram apliques e megahair. Por causa das roupas compridas dá-se também muito valor aos pés e mãos, que devem estar sempre bem cuidados. A tatuagem de hena, considerada muito sensual, evidencia a beleza nessas regiões. Nos países em que o rosto também fica quase todo coberto, os olhos têm um papel importante. Por isso são muito maquiados."

veja também