Saiba tudo o que a vitamina C pode fazer pela aparência da sua pele

Saiba tudo o que a vitamina C pode fazer pela aparência da sua pele

Atualizado: Sábado, 11 Abril de 2009 as 12

A vitamina C já é conhecida há muito tempo, mas ultimamente parece que a indústria dos cosméticos relembrou sua importância. Isso porque diversos cremes com os mais variados efeitos são lançados com essa poderosa vitamina.

Para entender o poder dessa substância, o R7 quis saber o que ela é capaz de fazer pela nossa pele e quando podemos utilizá-la.

De acordo com Maya Maalouf, diretora de marketing Anna Pegova, um dos principais benefícios da vitamina C para a pele é seu grande poder antioxidante, que impede que as células sofram processos degenerativos que levam ao envelhecimento precoce e ao aparecimento de manchas e irregularidades na pele.

A vitamina C tem a capacidade de clarear, rejuvenescer e dar firmeza, graças ao estímulo que ela dá para que a pele produza mais colágeno, que sustenta as fibras do tecido cultâneo.

Além disso, ela entra em ação contra os efeitos negativos que o sol, a poluição, a má alimentação e a vida sedentária fazem para a pele. Por isso, de acordo com Maya, se você nunca tomou muito cuidado com a saúde do rosto, é essencial que você comece a aplicar cremes a base de vitamina C, seja qual for a sua idade.

"Existem meninas de 15 anos que já apresentam manchinhas na pele decorrente da exposição solar. Elas já podem, e devem, utilizar cremes com concentração de vitamina C", afirma Maya.

Para completar a listinha de benefícios dessa verdadeira amiga da beleza, conheça um que é realmente especial: sabe aquela pele uniforme, com aspecto saudável, com maçãs coradinhas, típica de uma menina feliz e no auge da juventude? Então, a vitamina C é capaz de fazer tudo isso.

Mas o que será que é melhor para aproveitar todos os benefícios dessa vitamina, tomá-la ou utilizá-la em cremes?

Segundo Maya, quando você ingere a vitamina C, seja sobre a forma de cápsulas ou de alimentos que a contenham, o poder dela é capaz de atingir todos os órgãos e partes do corpo. Porém, para o rosto, o mais indicado é o uso tópico da vitamina C, ou seja, a aplicação de cremes, pois isso garante que a substância fique por mais tempo - e seja melhor aproveitada - na pele.

Outra característica da vitamina C é que ela é hidrossolúvel, o que significa que o excesso dela no organismo vai direto para urina e que o corpo não é capaz de fazer uma "reserva" da substância.

"Não podemos nos esquecer, que quando o organismo sente falta de alguma substância ou vitamina, ele vai ?retirar? da pele, que é o maior órgão e reservatório do corpo humano. Por isso é necessário se hidratar bem e garantir que ela esteja presente na pele. E é aí que entra a ação dos cremes, que vão possibilitar isso".

Postado por: Felipe Pinheiro

veja também