Segredos da beleza: cuide da saúde das mãos e dos pés

Segredos da beleza: cuide da saúde das mãos e dos pés

Atualizado: Quarta-feira, 13 Janeiro de 2010 as 12

Cuidar das mãos e dos pés passou a ser tratamento obrigatório para homens e mulheres. A aparência desleixada de unha mal cuidada pode acabar com qualquer visual, acredite. Por isso, separamos algumas dicas do livro "Os mais bem guardados segredos da beleza", de Dianr Iros, que podem e devem fazer toda a diferença no quesito beleza.

Você sabia que o esmalte depois de aberto, tende a engrossar? Em vez de jogá-lo fora, vire o vidro de cabeça para baixo e friccione-o com as mãos. Nunca adicione removedor no esmalte para afiná-lo. Apesar de parecer que funciona temporariamente, ele acaba ressecando o esmalte que sobrou. Quando o esmalte está tão viscoso que a cor parece se desfazer, isso significa que está velho, o que indica que é hora de jogá-lo fora.

Curiosidades...

Se a idéia é encontrar um esmalte de qualidade, tente achar um que contenha escamas de arenque. Este estranho ingrediente é conhecido na indústria como pérola natural. Ele dá brilho extra ao esmalte e faz com que dure mais tempo. Além disso, unhas sem brilho pode ser uma característica hereditária, resultado de má circulação e anemia. Tome suplemento de ferro ou adicione alimentos ricos em ferro à sua dieta.

Dica do especialista...

O grande vilão fica por conta do esmalte lascado. Para esse problema, use lixa para alisar o esmalte lascado até o sulco ficar nivelado com a unha. Aplique esmalte apenas na área descascada e deixe secar. Passe uma nova camada em toda a unha.

A unha quebrada é outro problema que afeta em cheio. Para resolver esse inconveniente, aplique cola de secagem rápida na rachadura e deixe secar. Alise com uma lixa ou polidor. Remende com um saco de chá, cortando um fino pedaço do saquinho. Cubra o lugar que lascou e pingue um pouco de cola na unha. Deixe secar e alise com polidor.

Faça em casa...

Deixe os dedos descansarem pelo menos um dia sem esmalte e manicure. Isso dá a chance da unha respirar.

Adicione ½ colher de chá de açúcar a uma mão cheia de creme e massageie toda a mão. O procedimento a deixa lisa e macia.

Lixe suavemente as unhas, dia sim, dia não, para conservá-las e evitar pontas e rachaduras.

por Natália Vizza

veja também