Semana de moda em Londres conta com looks retrô

Semana de moda em Londres conta com looks retrô

Atualizado: Sexta-feira, 16 Setembro de 2011 as 10:34

A Semana de Moda de Londres, coleção Primavera/Verão 2012, foi aberta oficialmente na manhã desta sexta-feira (16) no Somerset House, às margens do rio Tâmisa. Logo cedo, fashionistas, jornalistas e curiosos já circulavam pela região, bem no coração turístico de Londres.

Como de costume, a LFW começou com o concorrido desfile do estilista Paul Costelloe, que foi atrasado por alguns minutos. Depois de uma longa fila do lado de fora, parte do público precisou acompanhar em pé a apresentação.

Mas nem isso reduziu a expectativa para o show do veterano irlandês. Em cerca de 15 minutos, Costelloe apresentou sua aposta para a próxima estação: o retorno dos tons pastel. As modelos entraram na passarela exibindo peças com elementos dos anos 60, com muito bege e branco nas roupas femininas; chumbo e cinza marcaram os cortes masculinos. Vestidos babydoll, mini-saias de linho creme-chantilly e seda rosa morango também marcaram o desfile do estilista.

Paul Costelloe também investiu nas peças com babados, laços e mangas puff (presentes em quase todos os modelos), cortes trapézio e renda bordada. E o estilo babydoll influenciou até mesmo os conjuntos de saia e casaco. O look preparado para abrir a LFW ainda contou com maquiagem suave, com toque de azul turquesa na sombra dos olhos e sandálias e sapatos altos com meias finas para completar o visual de boneca.

Para os homens, o estilista apresentou costumes lisos, com cores discretas, mas utilizadas para o business. O roxo apareceu em algumas camisas quebrando um pouco do tom conservador na linha masculina.

A trilha sonora indie pop e a iluminação intensa refletindo nos tons claros das peças de Costelloe criaram o clima de verão chic europeu. E, pela repercussão inicial, agradaram ao público e editores de moda presentes.

Cerca de 70 desfiles estão programados para os seis dias de evento. Mais de cinco mil visitantes são esperados e os organizadores estimam que 100 milhões de libras (R$ 270 milhões, aproximadamente) sejam movimentados com os pedidos e compras de boutiques do mundo inteiro.

veja também