Será o fim da celulite?

Será o fim da celulite?

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:29

  Uma boa opção, dessa vez natural, para combater a celulite pode deixar a pele das mulheres mais lisinha. Já atuante no mercado e vendida em farmácias, a centella é a vedete da vez.

Trata-se de uma planta medicinal proveniente da Índia que há mais de 3 mil anos faz parte da medicina hindu. Estudos demonstram que suas substâncias ativas podem contribuir na melhora da celulite ao agir no tecido congestionado, subnutrido e sem elasticidade, promovendo uma ação reguladora que ajuda a normalizar a produção de colágeno e a melhorar a circulação local, favorecendo a eliminação de células gordurosas, diminuindo a retenção de líquido e inibindo a formação de áreas endurecidas.

Dos tratamentos existentes hoje para melhorar a aparência das áreas afetadas, a centella tem se mostrado eficaz por atuar na formação de colágeno no tecido conjuntivo e contribuir na integridade dos vasos sanguíneos.

A celulite é caracterizada como uma alteração na camada mais profunda da pele, formada por células gordurosas. Essa camada, presa por fibras de colágeno, é diretamente afetada quando há um acúmulo de gordura e retenção de líquidos na região, já que as fibras puxam a pele para baixo e deixam a superfície em desnível, com uma aparência de casca de laranja.

O problema vai além da estética, uma vez que muitas mulheres apresentam dor e sensação de pernas pesadas em decorrência dessa má condição. Áreas como braços, nádegas e superfície interna das coxas são as mais acometidas por esses depósitos de gordura no tecido subcutâneo, interferindo no aspecto e na textura da pele.

Uma pesquisa intitulada “Estudo anátomo-clínico dos efeitos do extrato de centella asiática na lipodistrofia localizada” apontou uma melhora da celulite em 80% dos casos estudados após a administração oral do extrato de centella*.

Para efeito de comparação, os testes foram feitos com dois grupos distintos. O grupo 1 recebeu tratamento com centella e o grupo 2 com placebo. Ao final de 3 meses, os pesquisadores constataram que o grupo que consumiu a centella apresentou melhora na circulação venosa, redução na sensação das pernas cansadas e redução média de 3 cm no diâmetro das coxas contra 1 cm do grupo 2. Ambos os grupos foram submetidos à mesma dieta, com hábitos alimentares equivalentes.

De acordo com a farmacêutica bioquímica do Herbarium, Adriana Henemann de Almeida, “em torno de 85% das mulheres são afetadas hoje pela celulite. O ideal é que o tratamento inicie assim que surgirem na pele os primeiros sinais do problema, já que o sucesso depende do grau de comprometimento do tecido conjuntivo”.

Adriana também lembra que o primeiro passo é procurar um médico para iniciar o tratamento, pois só um especialista tem condições de avaliar em que fase está o problema. Além disso, ressalta que qualquer tratamento só tem efeito quando combinado com uma alimentação saudável, atividade física e cuidados com a pele, como o uso de hidratantes e massagens para estimular a circulação.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições