Silhueta acinturada segue em alta no inverno de 2010

Silhueta acinturada segue em alta no inverno de 2010

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:26

Esqueça as batas. O inverno será acinturado, como também foi este verão, segundo as apostas dos estilistas nos desfiles da última São Paulo Fashion Week, em janeiro.

"Esse tipo de construção dá ênfase aos atributos femininos - ou seja, seios e quadris. É um jogo de sedução que evidencia o corpo. As únicas décadas do século 20 em que não tivemos a cintura marcada foram nos anos 20 e 70, quando a mulher realizou grandes conquistas", diz a professora de história da moda Miti Shitara, da Universidade Santa Marcelina.

Mesmo quem está fora do peso pode evidenciar a cinturinha. Isso, aliás, pode deixar a silhueta até mais harmônica do que as formas muito amplas, que têm a fama de disfarçar as gordurinhas. É só escolher bem a grossura do cinto.

"Para mulheres mais rechonchudas indico cintos finos ou médios, que tenham entre 1 e 3 cm, para que o cinto não atrapalhe o charme de suas próprias curvas. Já as esguias podem abusar dos cintos largos", recomenda a designer de moda Mariana Roncoletta, da Universidade Anhembi Morumbi.

Segundo Mariana, faixas também são boas opções para construir um look interessante com ênfase na cintura. "Primeiro observe as proporções das peças. Procure por itens de cima (vestidos, camisetas e casacos) mais compridos, que devem passar da linha do quadril - uma medida útil é a de um palmo bem aberto abaixo do umbigo", aconselha a especialista.

"Para as peças de baixo, jamais use calças ou saias de cós baixo, ou então ficará com duas marcas: uma no quadril e outra na cintura, o que deforma muito o corpo", completa.

Antes de escolher seu cinto, observe também as cores dos outros acessórios do figurino. "Evite combinar o cinto com a bolsa e com o sapato. Tudo da mesma cor ou do mesmo material não dá", diz Mariana. Para quem tem o espírito rocker, um cinto com tachas é uma boa opção. Se a ideia for construir um look romântico, aposte num lacinho na cintura.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições