Soluções para os lábios ressecados

Soluções para os lábios ressecados

Atualizado: Segunda-feira, 12 Julho de 2010 as 4:29

Os lábios rachados e secos normalmente são por efeitos do sol, vento, frio, ar seco e até por alergia a batons ou gloss. Quando comparados a pele do seu rosto, os lábios são mais vulneráveis ao ressecamento. Especialistas dizem que, na verdade, você pode perder até 10 vezes mais umidade através dos lábios do que em qualquer outra parte do seu corpo. Então, meninas, vamos cuidar dos nossos lábios pois eles chamam bastante atenção no nosso rosto.

Conheça algumas causas que podem complicar ainda mais os lábios ressecados:

Lamber os lábios pensando que irá hidratá-los não é o melhor remédio, pelo contrário, passar saliva nos lábios faz com que eles ressequem ainda mais, isso por que a saliva contém ácidos que ajudam a quebrar a comida e que, nos lábios, causam irritação. Além de que, a saliva nos lábios faz com que evapore e desidrate ainda mais.

Outro erro bastante comum de quem tem lábios ressecados é retirar a pele solta mordendo, tirando com as mãos ou esfregando. Esses pequenos gestos podem causar feridas na pele fina dos lábios e que no futuro, dependendo da gravidade, podem levar a pequenas hemorragias e desconforto.

Na pior das situações, lábios rachados podem desenvolver infecções causadas por sujeira e bactérias que entram através das rachaduras.

Como tratar os lábios rachados:

Primeiramente você deve sempre se manter hidratada, seja para cuidar dos lábios como cuidar de qualquer outra parte do seu corpo. Beba muita água.

Depois você pode usar hidratantes específicos para os lábios - os batons hidratantes também servem. Outro bom produto para usar é a manteiga de cacau.

Esfoliações caseiras nos lábios são ótimos para quem tem a pele seca. Você pode fazer uma receita caseira com fubá ou aveia misturada com água até formar uma papa e aplicar em movimentos leves e circulares.

Outras receitas caseiras usadas e comprovada pela mulherada são: Pomada Bepantol e Hypoglós. Passe durante a noite quando for deitar e retire de manhã quando lavar o rosto normalmente.

veja também